Exame Logo

Créditos contratados do;BNDES para setor elétrico somam R$ 5,1 bi

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já acumula, neste ano, contratos de 5,1 bilhões de reais para a expansão do setor elétrico, referentes a 26 projetos. A instituição tem potencial para somar uma carteira de 10,2 bilhões de reais em créditos para o setor neste ano. Se atingido, o montante equivaleria a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já acumula, neste ano, contratos de 5,1 bilhões de reais para a expansão do setor elétrico, referentes a 26 projetos. A instituição tem potencial para somar uma carteira de 10,2 bilhões de reais em créditos para o setor neste ano. Se atingido, o montante equivaleria a investimentos de 19,5 bilhões no setor entre 2000 e 2004.

Além dos recursos já contratados, os 10,2 bilhões de reais são compostos por mais 1,9 bilhão de reais já aprovados pelo banco, envolvendo nove projetos, mas ainda não contratados; cerca de 800 milhões provenientes de 12 projetos em análise; e mais 2,2 bilhões em fase de enquadramento e cartas-consultas.

Veja também

Os projetos já contratados irão gerar 9 493 megawatts (MW). Os dois maiores são a ampliação da usina de Tucuruí, no Pará, e a implantação da usina de Itá, em Santa Catarina. Sozinhos, esses projetos demandaram 2 bilhões de reais em financiamentos e gerarão 5 575 MW.

Considerando-se o tamanho dos empreendimentos, as usinas hidrelétricas de grande porte (UHEs) estão demandando 9,2 bilhões dos 10,2 bilhões de reais que a carteira pode atingir neste ano. Já as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) absorveriam o restante.

No ano passado, os financiamentos aprovados para o setor foram de 5,5 bilhões de reais. Do total, 4,2 bilhões foram para UHEs, 823 milhões para linhas de transmissão e 529 milhões para usinas termelétricas. Nem todos os projetos aprovados em 2003 já foram contratados, segundo a assessoria do BNDES. Com esses projetos, a capacidade instalada crescerá em 7 450 MW.

Transmissão

A carteira de financiamentos do BNDES para implantação de linhas de transmissão atingiu, até o momento, 3,1 bilhões de reais. Dos 14 projetos envolvidos nesta quantia, oito já foram contratados e outros seis, aprovados. A instituição também analisa seis projetos que somam mais 1,2 bilhão de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame