Minhas Finanças

Construtora não pode cobrar juros em parcelas de imóvel ainda na planta

Segundo STJ, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel

O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra devem estar embutidos no preço do imóvel (.)

O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra devem estar embutidos no preço do imóvel (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - As construtoras não podem cobrar juros de parcelas do imóvel adquirido ainda na planta. A decisão, por unanimidade, é dos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, que considera nulas as cláusulas abusivas.

Segundo o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel, o que torna a cobrança de juros "descabida". O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra - inclusive de financiamento realizado pela construtora - devem estar embutidos no preço do imóvel.

No caso analisado pelos ministros, uma consumidora da Paraíba foi obrigada por contrato a pagar juros de 1% ao mês sobre parcelas anteriores ao recebimento do imóvel. Ela entrou na Justiça pedindo a revisão do contrato e a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, ganhando em todas as instâncias. A construtora recorreu ao STJ, sem sucesso.

Leia mais sobre Imóveis

Siga as últimas notícias de Finanças Pessoais no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ImóveisConsumidoresLegislação

Mais de Minhas Finanças

Eleições no seu bolso: como separar preferência política do investimento pessoal

INSS encerra pagamentos de setembro nesta quarta (7); veja os finais

Perdeu o prazo para resgatar dinheiro das bets? Veja o que fazer agora

INSS avança com folha de setembro nesta terça (6); veja quem recebe