Consórcio eleva seu poder de voto no ABN
Fortis, Royal Bank of Scotland e Santander compram 40,76 milhões de ações do banco holandês e passaram a deter 3,25% de participação nas decisões da instituição
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Em mais um movimento para tentar obter o controle do ABN Amro, o consórcio formado pelos bancos Fortis, Royal Bank of Scotland e Santander anunciou a aquisição de mais 40,76 milhões de ações da instituição holandesa. Com a operação, sobe para 3,25% a participação do grupo nas decisões do ABN.
As ações foram compradas entre 10 e 13 de agosto, com preços abaixo de 33,81 euros. O consórcio, que disputa o ABN com o britânico Barclays, está disposto a pagar 38,40 euros por papel aos acionistas para ficar com o controle da instituição, desembolsando 71,1 bilhões de euros.
Caso a proposta seja aceita, o consórcio deve desmembrar o ABN Amro, ficando o Santander com as operações no Brasil e na Itália, o Royal Bank of Scotland com o LaSalle Bank, maior instituição financeira de Chicago e forte no meio-oeste americano, e o Fortis com os negócios na Holanda.
Já o Barclays, que oferece 67,5 bilhões de euros pelo ABN, incorporaria totalmente as operações da instituição. Até o mês passado, a diretoria do ABN Amro considerava a proposta do Barclays mais vantajosa para a instituição, apesar do valor inferior ao oferecido pelo consórcio. Hoje, o banco holandês mantém-se neutro. A disputa pelo ABN se estende desde abril, e não tem data para acabar.