Como declaro fundo de inadimplência, condomínio e outras taxas do aluguel?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 25 de março de 2019 às 12h00.
Última atualização em 25 de março de 2019 às 12h00.
Pergunta do leitor: Moro em um apartamento alugado através de uma imobiliária. O boleto que recebo vem como beneficiária a imobiliária. Devo declarar o aluguel em nome da imobiliária ou do proprietário?
Os valores que pago como inquilino referentes a fundos de inadimplência, condomínio e taxas conjuntas ao aluguel devem ser declarados noImposto de Renda 2019? Se sim, como faço isso?
Resposta de Valdir Amorim*:
Embora o boleto venha em nome da imobiliária, o valor pago do aluguel deve ser informado em nome do locador (inquilino) e não da imobiliária. A imobiliária é mera intermediadora no processo.
Os valores pagos a título de fundos de inadimplência, condomínio e taxas conjuntas do aluguel também devem ser informados na declaração.
Faça o seguinte: na ficha "Pagamentos Efetuados”, selecione o código "70 - Aluguéis de imóveis", e informe o nome e CPF ou CNPJ do locador (proprietário) indicado no contrato de locação. Informe o valor do aluguel, acrescido dos demais valores pagos.
*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.