Exame Logo

Citi quer vender carteira de empréstimos de US$ 12 bilhões a private equities

Grupo quer divulgar o negócio na próxima semana, quando também é esperado o balanço do primeiro trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Citigroup está próximo de fechar um acordo para a venda de 12 bilhões de dólares em empréstimos alavancados para um grupo de empresas de private equity. Segundo o jornal britânico Financial Times, trata-se de mais um esforço do novo presidente do banco, Vikram Pandit, de recuperar as contas da instituição, duramente afetadas pela crise das hipotecas americanas.

Entre os integrantes do consórcio que negocia a compra da carteira de empréstimos do Citi, estariam a Apollo Management, o Blackstone Group e a TPG. A carteira seria repassada com uma taxa de desconto ainda em discussão. Uma das vantagens para as empresas de private equity é que parte da carteira do Citi é composta, justamente, por empréstimos que essas companhias contraíram para financiar as suas próprias transações, bem como de empresas rivais.

Veja também

Um dos pressupostos para o sucesso do acordo é que o preço das carteiras de empréstimo alavancado pare de cair neste ano. O primeiro trimestre de 2008 foi o pior da história para esse mercado, com os preços recuando 5,74%, de acordo com consultorias americanas.

A intenção do Citi é fechar a venda da carteira até a próxima semana, quando o banco deverá publicar os resultados do primeiro trimestre. Se conseguir, será a oportunidade de o grupo divulgar alguma notícia positiva para o mercado, capaz de atenuar o impacto dos resultados negativos que o mercado espera ver no seu balanço.

Se concretizada, esta será a segunda iniciativa de reestruturação do Citi em menos de um mês. Na semana passada, o banco já havia anunciado a reformulação de seu modelo de gestão e a divisão dos negócios em unidades regionais. O objetivo é simplificar a administração e aproveitar melhor as oportunidades dos mercados emergentes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame