Minhas Finanças

China aprova lançamento de índices futuros de ações

O governo da China aprovou o lançamento de índices futuros de ações e um programa teste para vendas a descoberto e negociações de margem de ações, o que significa um marco no desenvolvimento dos mercados de capitais do país. A decisão põe fim a anos de especulação e espera entre os investidores, e mostra que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O governo da China aprovou o lançamento de índices futuros de ações e um programa teste para vendas a descoberto e negociações de margem de ações, o que significa um marco no desenvolvimento dos mercados de capitais do país. A decisão põe fim a anos de especulação e espera entre os investidores, e mostra que Pequim finalmente ganhou confiança suficiente para criar um derivativo financeiro arriscado e ferramentas de investimento para seu mercado de ações, que é politicamente sensível.

Em comunicado confirmando a aprovação do gabinete, a Comissão Regulatória de Valores Mobiliários da China disse esperar que sejam necessários três meses para que a preparação do lançamento de índices futuros seja concluída. O agente regulador não revelou quando o período de testes para as vendas a descoberto e trading de margem vai começar, mas disse que o programa será gradualmente estendido. O órgão acrescentou que vai selecionar corretoras "de boa qualidade" para participarem do programa.

"O índice da Bolsa de Xangai deverá subir até 5% na segunda-feira, com expectativas de que mais liquidez vai fluir para os mercados à medida que os investidores aproveitam os novos instrumentos financeiros para lucrarem", disse o estrategista Simon Wang, da Guoyuan Securities. Segundo ele, o anúncio de hoje pode ser o que o mercado precisava para retomar firmemente sua trajetória de alta.

Outros analistas, no entanto, dizem que os detalhes da decisão continuam incompletos e que talvez seja melhor não comemorar antes da hora. "O comunicado da Comissão afirma que os preparativos deverão levar cerca de três meses, mas qualquer coisa pode ocorrer nesse período que faça com que o governo mude de ideia", disse o analista Qian Qimin, da Shenyin & Wanguo Securities. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Eztec pede para antecipar bônus de subscrição na Adolpho Lindenberg e deixa porta aberta para fusão

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2.782: prêmio é de R$R$ 44,3 milhões

Valores esquecidos: saiba como resgatar créditos do INSS, Nota Fiscal Paulista e prêmios de loteria

Dinheiro esquecido nos bancos deve ser sacado até o dia 16; saiba como