Exame Logo

Calcule quanto você recebe se sua empresa reduzir salário ou jornada

Calculadora do Dieese mostra como fica a renda do trabalhador caso empregador resolva adotar ferramentas da MP 936

MP 936: mais de um milhão de trabalhadores já firmaram acordos (Gustavo Mellossa/iStock/Getty Images)

Karla Mamona

Publicado em 15 de abril de 2020 às 15h07.

Última atualização em 15 de abril de 2020 às 20h48.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ( Dieese ) lançou uma calculadora de perda de rendimento que mostra quanto o trabalhador receberá em caso de redução desalário e jornada ou de suspensão de contratos de trabalho, permitido na Medida Provisória 936. A calculadora está disponível aqui.

Em caso de redução de jornada e de salário, a calculadora aponta três cenários: redução de 25%, de 50% e de 70%, segundo o acordo firmado entre o trabalhador e a empresa.

Veja também

No caso da suspensão de trabalho, são dois cenários. O primeiro se o trabalhador era contratado por uma pequena empresa (que tem receita anual de até 4,8 milhões de reais) ou se trabalha em uma empresa maior (com receita anual superior a4,8 milhões de reais).

A MP assinada pelo governo permite reduzir jornada de trabalho e salário por até 90 dias ou suspender contrato de trabalho por até 60 dias, em acordo individual escrito ou negociação coletiva.

Segundo o Ministério da Economia, mais de um milhão de trabalhadores já firmaram acordosda MP 936, que instaurou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Sindicato

O Dieese orienta ao trabalhador que a participação do sindicato na negociação dos acordos é obrigatória em casos em que o salário seja acima de 3.135,00 reais (3 salários mínimos) e abaixo de  12.202,00 reais. Quem estiver em outras faixas salariais também podem ter acordos realizados por meio de negociação com o sindicato.

O Dieese acrescenta ainda que o sindicato não participe da negociação, a entidade precisa ser informada sobre todo acordo individual firmado entre empregador e empregado.

Acompanhe tudo sobre:DieeseSalários

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame