Exame Logo

Caixa antecipa depósito de dinheiro do lucro do FGTS

Valores que seriam depositados no fundo no último dia do mês serão recebidos pelos trabalhadores nesta segunda-feira (27)

Agência da Caixa: 90,72 milhões de trabalhadores foram beneficiados com os créditos (Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

Marília Almeida

Publicado em 27 de agosto de 2018 às 12h43.

Última atualização em 28 de agosto de 2018 às 09h53.

São Paulo - A partir desta segunda-feira (27), os trabalhadores já poderão visualizar o valor da distribuição dos rendimentos do FGTS em sua conta do fundo. A Caixa antecipou o crédito dos valores, que estava previsto inicialmente para o dia 31 de agosto.

Portanto, a partir de hoje, todos os 90,72 milhões de trabalhadores beneficiados já tiveram creditados os valores em mais de 258 milhões de contas.

Veja também

Conforme a lei 13.446/2017, o percentual de distribuição de resultados do FGTS é de 50% do lucro líquido do exercício anterior. Como o lucro líquido do FGTS em 2017 foi de 12,46 bilhões de reais, foram distribuídos 6,23 bilhões de reais.

A lei estabelece que os valores creditados nas contas dos trabalhadores sejam proporcionais ao saldo da conta vinculada ao fundo apurado no dia 31 de dezembro do ano anterior. O resultado distribuído não integra o saldo da base de cálculo do depósito da multa rescisória.

A distribuição de resultados do FGTS elevou a rentabilidade das contas do fundo nesse ano, que passou de 3,8% ao ano (3%+ TR) para 5,59% ao ano.

Tanto em 2016 como em 2017, a distribuição de resultados do FGTS fez com que o índice de atualização do fundo supere a inflação, medida pelo  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

Para consultar se tem direito ao benefício e o valor recebido, basta que o trabalhador acesse o site criado pelo banco oara esclarecer dúvidas sobre a distribuição de lucros do fundo . Outra opção é o próprio site da Caixa , o APP FGTS ou o SMS FGTS , mediante cadastro prévio.

Os trabalhadores poderão sacar os valores relacionados à distribuição de resultados do fundo de acordo com as regras estabelecidas pela lei 8.036/90: nos casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, e término de contrato por prazo determinado, dentre outros. Ou seja, as mesmas situações previstas para saque do saldo total do fundo.

Acompanhe tudo sobre:CaixaDinheiroFGTSorcamento-pessoal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame