Bovespa contrata Bolsa de Nova York para melhorar sistema de negociações
Bolsa brasileira deve ganhar maior capacidade de registro de ofertas e de realização de negócios
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A Bolsa de Valores de São Paulo anunciou nesta segunda-feira a contratação da Nyse Euronext Advanced Trading Solutions - centro tecnológico-comercial da Bolsa de Nova York. A Nyse Euronext será responsável por melhorar o sistema de negociação eletrônica para o mercado à vista de ações e opções da bolsa, conhecido como “Mega Bolsa”.
Esse sistema conta com o pregão viva voz e terminais remotos. Seu objetivo é ampliar a capacidade de registro de ofertas e realização de negócios em um ambiente tecnologicamente avançado. Segundo a Bovespa, “a atualização da plataforma NSC, que oferece funcionalidades otimizadas para os participantes de mercado e excelente tempo de resposta em linha com os padrões mundiais, será finalizada no primeiro trimestre de 2009”.
A BM&FBovespa, que se originou da fusão da BM&F com a Bovespa neste ano, tem feito investimentos na melhoria dos sistemas. A BM&F também tem trabalhado para oferecer novos tipos de contratos. Já Bovespa tem tentado atrair para o pregão brasileiro empresas latino-americanas interessadas em ter capital aberto. No entanto, as fortes perdas nas bolsas mundiais têm reduzido o volume de dinheiro envolvido nas negociações nos dois mercados.
“Na medida em que a BM&FBovespa continua a expandir a sua base de clientes e a apresentar crescimento de volume, precisamos de um parceiro tecnológico com histórico excepcional e com comprometimento de entregar a melhor qualidade tecnológica para a negociação de vários tipos de ativos”, diz Cícero Vieira, diretor executivo de operações e Tecnologia da Informação da Bovespa.
A Bovespa utiliza a plataforma NSC da NYSE Euronext Advanced Trading Solutions, conhecida no Brasil como Mega Bolsa, desde 1997. Segundo a instituição, a nova versão, implementada com sucesso na Euronext Paris, é a mais moderna utilizada hoje pelos mercados à vista de ações e opções.