Minhas Finanças

Banco Comercial da China prepara o maior IPO do mundo

Oferta pública de ações pode alcançar 19 bilhões de dólares e será realizada nas bolsas de Xangai e Hong Kong

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

O Banco Comercial da China pretende realizar, em outubro, uma oferta pública de ações que pode alcançar 19 bilhões de dólares. Se o valor for atingido, a operação superará a da NTT Mobile Communications que, em 1998, lançou 18,4 bilhões de dólares em ações na bolsa, e se tornará a maior oferta pública já realizada no mundo.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o Banco Comercial da China também pode entrar para a história por um outro feito: ser a primeira companhia chinesa a conduzir uma oferta, simultaneamente, em uma bolsa do país (no caso, Xangai) e em um território especial - Hong Kong.

A instituição é a maior do país, sob o critério de volume de ativos. O banco pretende vender cerca de 40,7 bilhões de ações em Hong Kong, o equivalente a 12% de seu capital. Apesar da magnitude da operação, esta não é a primeira vez que o banco vende parte de seu capital. No começo deste ano, o Goldman Sachs, a American Express e a Allianz pagaram 3,8 bilhões de dólares por 8,9% de participação na instituição.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Globo de Ouro: Fernanda Torres precisa pagar imposto pelo prêmio?

Aposentadoria fica mais difícil em 2025 com regras de transição da reforma previdenciária

Bradesco e Nubank fora do ar? Aplicativos registram problemas na manhã desta segunda

Calendário Bolsa Família 2025: veja pagamentos em janeiro