Exame Logo

Banco Chinês espera ganhar US$ 21,94 bilhões em venda de ações

A transação, prevista para o dia 27, deve ser a maior oferta inicial pública do mundo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

O maior banco da China, o Industrial & Commercial Bank of China (ICBC), espera captar cerca de 21,94 bilhões de dólares na venda inicial de ações em Hong Kong e Xangai. Se a previsão for confirmada, esta deve ser a maior oferta pública inicial da história.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a diretoria do banco deve começar nesta segunda-feira (9/10) os encontros formais com investidores. Durante o fim de semana, o ICBC definiu um preço indicativo de 32,9 a 39,4 dólares por ação. O preço final deverá ser decidido no dia 20. A venda das ações está prevista para começar no dia 27.

Veja também

O preço indicativo valoriza as ações do ICBC entre 1,96 e 2,23 vezes o valor do livro de ofertas previsto para 2006, segundo uma pessoa familiar com o assunto.

O ICBC espera vender 35,39 bilhões de ações em Hong Kong e 13 bilhões em Xangai. No mercado chinês, a procura por ofertas públicas iniciais de bancos tem sido grande. O banco já fechou acordos de vendas de 3,5 bilhões de dólares com investidores do oriente médio e de Hong Kong, incluindo o bilionário Li Kashing, além de companhias chinesas. A oferta global será executada pelo Merril Lynch, o Credit Suisse Group, o Deutsche Bank, o China International Capital e o ICBC.

A transação será a última das grandes vendas de ações de bancos da China e parte do apoio do governo do país pelo esforço de reforma do sistema bancário para adotar práticas mais modernas de crédito. Desde o ano passado, quatro bancos chineses, incluindo o ICBC levantaram perto de 50 bilhões de dólares através de vendas de ações.

O ICBC tem 355 312 funcionários em 18 038 filiais, sendo 98 fora da China. Atende 2,5 milhões de clientes corporativos e 150 milhões de contas pessoais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame