Bancários param em SP e preparam greve nacional
Categoria reivindica resposta dos banqueiros para proposta de reajuste salarial
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Cerca de 8.000 bancários de São Paulo paralisaram, na manhã desta quarta-feira (20/9), em protesto contra a falta de proposta dos banqueiros para a campanha salarial da categoria. Em assembléia realizada hoje, os trabalhadores decidiram manter por 24 horas a paralisação, que abrange 28 locais de trabalho, entre agências e prédios administrativos no centro de São Paulo.
"Nossa data-base foi 1º de setembro. Os bancários tentam o caminho da negociação desde quando entregaram a minuta, em 10 de agosto, mas os banqueiros, depois de mais de um mês, não apresentaram nenhuma proposta às nossas cláusulas econômicas", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 7,05% nos salários, além da reposição da inflação, e aumento da participação nos lucros e resultados - para 5% do lucro líquido linear, mais um salário bruto acrescido de 1 500 reais.
Já está programada para o próximo dia 25 uma nova assembléia de trabalhadores. Os bancários prometem iniciar greve geral no dia 26, caso não haja acordo com os banqueiros até lá.