Minhas Finanças

Apesar da crise chinesa, estrangeiros mantêm aposta na Bovespa

Mesmo com o mercado internacional em turbulência a Bovespa encerra o mês com saldo positivo devido ao fluxo de investimentos estrangeiros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

A turbulência do mercado financeiro internacional, iniciada com a queda recorde de 8,8% da Bolsa de Xangai, na terça-feira (27/2), e que levou a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a uma desvalorização de 6,63% - a maior desde 13 de setembro de 2001 -, não intimidou os investidores estrangeiros. Segundo a Bovespa, o saldo dos investimentos estrangeiros fechou fevereiro em 643,4 milhões de reais positivos. No mês, os estrangeiros 27,623 bilhões de reais em compras de ações, e 26,979 bilhões em vendas.

Apesar do bom desempenho no mês passado, o saldo de investimentos estrangeiros acumulado em 2007 ficou negativo em 621,095 milhões de reais;

Outro sinal de que os estrangeiros continuam apostando no Brasil é a elevada participação na ofertas públicas iniciais de ações - os IPOs, na sigla em inglês. Esse grupo de investidores aplicou 5,218 bilhões de reais em IPOs registrados até o dia 1º de março. O montante representou 76,3% do valor total lançado no mercado - 6,844 bilhões de reais.

Nem tudo foi positivo no mês passado. A forte desvalorização dos papéis, nos últimos dias de fevereiro, fez com que o valor total das empresas listadas na Bovespa caísse de 1,58 trilhão de reais, em janeiro, para 1,56 trilhão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

BC comunica vazamento de dados de 1,3 mil chaves do Pix, o 12º do ano

Aposentados podem excluir desconto indevido de associação pelo Meu INSS; veja como

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana