Exame Logo

Ações da MMX disparam 34,5% com recomendação da Brascan

Corretora ainda vê potencial de alta de mais de 335% para papéis da mineradora de Eike Batista

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações da MMX, empresa de mineração de Eike Batista, são um investimento atrativo e têm um preço justo de 17,47 reais para o final do ano, segundo estimativa da corretora Brascan. A divulgação do relatório, assinado pelo analista Rodrigo Ferraz, levou as ações da empresa a terem uma valorização de 34,5% nesta quinta-feira na Bovespa e fecharem cotadas a 4,01 reais. Mesmo após a forte valorização no pregão, os papéis ainda teriam um potencial de alta de 335% neste ano, segundo a projeção da Brascan.

A corretora diz que o processo desinflacionário em curso no mundo deve ajudar a reduzir o capital necessário para que a empresa ponha em prática seu plano de investimentos. Além disso, o aumento da capacidade de produção em Serra Azul (MG), unidade com custos menores, deve elevar as margens de lucro da empresa.

Veja também

Entre os riscos do investimento, a Brascan cita a queda da demanda mundial por minério de ferro. A empresa já cortou sua produção no Sistema Corumbá e também no Sistema Sudeste devido à crise. Ainda não está claro quando a empresa voltará a utilizar melhor sua capacidade de produção.

Além disso, a Brascan prevê uma queda de 10% nos preços de minério de ferro neste ano e estabilidade em 2010 e 2011. A previsão é otimista quando comparada às de outras corretoras e também é bem menor do que a redução de preços que vem sendo defendida por siderúrgicas chinesas.

Outro risco do negócio é o alto endividamento da MMX. A dívida bruta fechou o terceiro trimestre em 1,467 bilhões de reais. Todos os débitos estão em moeda estrangeira - o que é perigoso em um momento de volatilidade do câmbio. Neste ano, os vencimentos somam 385 milhões de dólares. Parte dos débitos já foram reestruturas, mas a empresa planeja investir 197 milhões de dólares neste ano. Como há apenas 240 milhões de reais em caixa e o ebitda (geração de caixa) previsto para este ano é de 312 milhões de reais, a Brascan acredita que será necessário um novo financiamento de grande porte para que a empresa feche as contas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame