Exame Logo

Ações de bancos disparam com bons balanços e consolidação

Setor lidera altas do Ibovespa com lucros surpreendentes do BB e Nossa Caixa e avanço da fusão Itaú-Unibanco

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações dos bancos dispararam nesta quinta-feira na Bovespa com uma série de boas notícias para o setor financeiro brasileiro. Logo no começo da manhã, o Banco do Brasil anunciou que seu lucro líquido cresceu 36,9% no terceiro trimestre. Já o Itaú anunciou que fará uma megaemissão de ações para incorporação do Unibanco. Esses dois bancos também podem ter seus ratings (classificação de risco) elevados pela agência Standard & Poor's, que colocou as notas em perspectiva positiva.

Às 16h59, as ações preferenciais do Itaú (ITAU4) tinham alta de 9,47%, para 26,23 reais. As units do Unibanco (UBBR11) subiam 10,09%, para 14,29 reais. Os papéis do Bradesco (BBDC4) avançavam 8,37%, para 23,57 reais. Já as ações ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) valiam 14,09 reais, uma alta de 6,82%.

Veja também

O dia na Bolsa começou com elevações por conta do anúncio dos resultados do Banco do Brasil. O lucro líquido recorde de 1,8 bilhão de reais no terceiro trimestre foi considerado acima das expectativas pela corretora do Itaú. O presidente do BB, Antônio Francisco de Lima Neto, disse que a instituição já comprou até este mês 8,2 bilhões reais em carteiras de crédito.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil deverá ser concluída após seu retorno para o Brasil. Lula cumpre agenda internacional em Roma, onde concedeu entrevista coletiva antes de embarcar para Washington. Nesta quarta-feira, a Câmara aprovou a medida provisório que permite ao BB e à Caixa Econômica Federal comprarem bancos privados. O texto ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionado por Lula.

Outro fator que contribuiu para a valorização das ações do setor foi a divulgação por parte do Itaú de uma megaemissão de papéis para a incorporação do Unibanco. Os dois anunciaram na semana passada a criação do maior banco do hemisfério Sul, superando o Bradesco e o Banco do Brasil. Outra sinalização importante no dia veio da agência de classificação de risco Standard & Poor's, que poderá elevar a classificação do Itaú e do Unibanco.

O setor bancário brasileiro também colheu outras boas notícias. A Nossa Caixa, por exemplo, reverteu prejuízo e anunciou lucro líquido de 69,8 milhões de reais no terceiro trimestre. No mesmo período do ano passado, a banco paulista obteve um prejuízo 67,9 milhões de reais. Para a Fator Corretora, o resultado superou as expectativas do mercado. O crescimento da carteira de crédito foi o destaque positivo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame