Exame Logo

Ação do BB sobe com lucro extraordinário de R$ 2,5 bi

Banco refez os cálculos dos planos de aposentadorias de seus empregados, o que vai gerar o ganho no balanço do 4º trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações do Banco do Brasil têm a maior alta do Ibovespa nesta manhã com a divulgação de que o banco terá um lucro líquido adicional de 2,5 bilhões de reais no quarto trimestre de 2008. Às 12h27, as ações ordinárias do banco (BBAS3) tinham alta de 3,61%, para 13,78 reais.

O balanço do BB ainda não foi divulgado, mas a instituição diz que terá esse ganho extraordinário devido a novos cálculos atuariais nos planos de aposentadoria e pensão de seus funcionários. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de sexta-feira, o banco diz que a mudança nos cálculos está em conformidade com resolução do Conselho de Gestão de Previdência Complementar editado no último dia 29 de setembro.

Veja também

Essa resolução permite que as empresas que ajudam na contribuição aos planos de previdência de seus empregados recolham impostos sobre os recursos que forem devolvidos pelos fundos na forma de superávit somente quando o dinheiro entrar no caixa.

Os ganhos atuariais foram elevados em 5,3 bilhões de reais com a resolução. Por outro lado, a inclusão de perdas atuariais que não haviam sido reconhecidas e efeitos fiscais resultarão em uma baixa contábil de 2,8 bilhões de reais no resultado líquido. Somadas as duas mudanças, haverá um ganho líquido de 2,5 bilhões de reais para o BB.

O ganho vem em um momento em que o BB tem sido bastante agressivo em aquisições. O banco comprou a Nossa Caixa do governo paulista no final do ano passado e, em meados de janeiro, anunciou a aquisição de metade do Banco Votorantim. Os dois negócios levaram o mercado a se preocupar com os índices de solvência do banco, que começaram a se aproximar do mínimo exigido pelo Acordo de Basileia. A expectativa do mercado é de que o BB possa fazer algum aumento de capital por meio de instrumentos híbridos de dívida conversível em ações.

Segundo a corretora Link, o BB poderá contabilizar os recursos obtido no recálculo atuarial como parte de seus ativos, reforçando o capital. Com isso, o índice de Basileia deverá aumentar com o lucro reconhecido com o novo cálculo atuarial de seu fundo de pensão. Após a compra de metade do banco Votorantim, o índice caiu para 12,5%, próximo ao limite de 11%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame