Porco e livros: títulos foram lançados ao longo do ano (RyanKing999/Thinkstock)
Marília Almeida
Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 06h00.
Última atualização em 28 de dezembro de 2017 às 15h04.
São Paulo - Apesar dos sinais de melhora da economia brasileira, 2018 ainda será marcado por muitas incertezas, principalmente na esfera política. Nesse cenário, aprender sobre finanças pessoais é ainda mais importante, já que o orçamento em ordem nos protege contra imprevistos.
O site EXAME selecionou 9 livros lançados no final de 2016 e ao longo de 2017 que trazem boas lições sobre o dinheiro. Todos buscam mostrar caminhos para a construção de um patrimônio e esclarecem dúvidas sobre gastos e investimentos, mas de formas diferentes. Há desde títulos recheados com planilhas e fórmulas até os que preferem falar sobre orçamento pessoal a partir de casos reais, inclusive histórias recheadas de humor.
Já autores estrangeiros analisam tendências do mercado financeiro, dão insights valiosos quando o assunto é investir e contam detalhes que fazem a diferença no dia a dia dos bilionários.
Confira, abaixo, as sugestões de livros para ler em 2018:
Autor: Tony Robbins
Editora: BestSeller (Grupo Editorial Record)
Resumo: Autor de diversos best sellers sobre desenvolvimento pessoal, Robbins entrevistou 50 representantes do mundo financeiro e compartilha os seus ensinamentos nesse livro. O objetivo é auxiliar o leitor a tomar decisões financeiras melhores para conseguir se aposentar sem sobressaltos financeiros. Para isso, o livro apresenta o mercado financeiro de forma simplificada, sem jargões, e mostra como criar um plano de poupança e investimentos, além de destruir mitos sobre o que é necessário para ter uma renda vitalícia.
Autor: Andrew W. Lo
Editora: Princeton University Press
Resumo: Enquanto economistas não conseguem se decidir se os investidores e o mercado financeiro são racionais e eficientes, como a teoria econômica moderna aponta; ou irracionais e ineficientes, conforme economistas especialistas em finanças comportamentais asseguram, o autor acredita que ambas as características possam coexistir. Para isso, se baseia em informações coletadas em diversos campos de conhecimento, como o da psicologia, neurociência e inteligência artificial.
Autor: Jurandir Sell Macedo Jr.
Editora: Insular
Resumo: O doutor em finanças comportamentais reúne dicas e informações, colhidas durante quase três décadas de estudos, sobre como controlar gastos, guardar dinheiro e investir. Nesse caminho, busca responder a perguntas recorrentes, como a se o dinheiro traz felicidade. Jurandir também questiona o leitor sobre por que ele gostaria de ter mais dinheiro, antes de partir para um plano cujo objetivo é a criação de uma reserva financeira.
Autor: Timothy Ferriss
Editora: Houghton Mifflin Harcourt
Resumo: O livro coleta depoimentos de bilionários dados ao podcast "The Tim Ferriss Show" ao longo de dois anos. Entre os entrevistados, estão celebridades, como Arnold Schwarzenegger e Jamie Foxx, e também diversos atletas: todos listam comportamentos rotineiros que fazem a diferença em suas vidas. O próprio autor diz ter utilizado diversas dessas técnicas nos negócios, por exemplo, e garante ter obtido sucesso.
Autores: Daniel Meinberg, Ewerton Veloso, Frederico Torres, Leandro Novais e Lívia Senna
Editora: Gutenberg
Resumo: Os autores do livro, todos criadores de um blog homônimo e profissionais com décadas de atuação no mercado financeiro, já vão logo avisando: o leitor não vai encontrar no livro planilhas, contas de matemática financeira ou termos complicados do “economês”. A ideia, na verdade, é mostrar como cuidar melhor do dinheiro a partir de casos reais, e com humor. Entre os 48 textos, está o relato de uma lição sobre dívidas dada por um taxista a um mestre em finanças. Os autores também abordam temas atuais: respondem se vale a pena investir em bitcoins e explicam o que são as festejadas fintechs.
Autor: Pim van Vliet e Jan de Koning
Editora: TJ International Ltd.
Resumo: O objetivo do livro é provar que portfólios de ações com baixa volatilidade podem ser mais rentáveis do que aqueles mais arriscados. Segundo os autores, consultores financeiros e gestores de carteiras com esse perfil, o pensamento recorrente no mercado financeiro de que ações seguras são pouco rentáveis é baseado em falsas premissas, que não levam em consideração oscilações mês a mês e taxas de retorno, por exemplo.
Autor: Fernando Tempel
Editora: Primavera Editorial
Resumo: O livro busca atender tanto o investidor iniciante como o mais experiente ao explicar como medir taxas de retorno, como montar uma carteira de investimentos no cenário atual da economia e como gerenciar essas aplicações. O autor, que é formado pela FGV e atua no mercado financeiro há 20 anos, se baseia na metodologia de value investing, seguida pelo megainvestidor Warren Buffet, adaptada para a realidade nacional. O foco não são fórmulas complexas, mas exemplos práticos, além de análises. O livro aborda aplicações em renda fixa, mercado acionário e outros produtos, como fundos multimercados.
Autor: Eduardo Amuri
Editora: Benvirá
Resumo: Como colocar o dinheiro para trabalhar para mim sem virar um pão duro? Preciso de um aplicativo para fazer um bom planejamento financeiro? O consultor financeiro busca responder a essas e outras questões após apresentar um método simples de controle financeiro. Além disso, mostra erros e acertos de 11 clientes, com idade entre 19 e 34 anos.
Autor: Ricardo Kayat
Editora: Jaguatirica
Resumo: Especialista em mercado de capitais, Ricardo Kayat já trabalhou em bancos de investimento e foi professor de matemática financeira. Em seu primeiro livro, ele mostra, de forma didática, como construir um patrimônio, independente da classe social na qual o leitor está inserido. Para isso, busca responder dúvidas comuns, como qual o impacto do casamento nas finanças, qual o legado que pais sem patrimônio pode deixar para os filhos e se dá para viver de renda.