Oi: Anatel já tem até um interventor designado para atuar na empresa, e ele já aceitou a incumbência (Gustavo Gomes/Bloomberg)
Luísa Granato
Publicado em 22 de março de 2017 às 07h27.
Última atualização em 22 de março de 2017 às 10h19.
São Paulo – Leia as principais notícias desta quarta-feira (22) para começar o dia bem informado:
Casa Civil tem plano para intervir na Oi. Com a demora no acordo de recuperação judicial, o governo já tem pronta uma medida provisória de apenas seis artigos que deve possibilitar a intervenção na empresa. A Anatel já teria designado um interventor, que também já aceitou a função. O nome não é revelado.
Conselho da Usiminas pode destituir presidente. Em mais um capítulo da disputa entre a Ternium e a Nippon Steel, a discussão sobre a permanência de Rômel de Souza à frente da empresa será debatida em reunião do conselho, a pedido de um acionista minoritário, segundo o Valor Econômico.
Minoritários da Vale podem eleger seu primeiro conselheiro. A aposta é no nome de Marcelo Gasparino, que já atua em conselhos de outras empresas de capital aberto. Esta já é a segunda tentativa dos pequenos acionistas de emplacar um nome separado dos controladores para representá-los.
Governo tenta atenuar corte de gastos para não frustrar recuperação. A tesourada no Orçamento deve ser anunciada hoje, com uma cifra mais perto dos R$ 40 bilhões do que dos R$ 60 bilhões cogitados anteriormente.
Reforma da Previdência excluirá servidores estaduais e municipais. O presidente Michel Temer declarou que os únicos servidores afetados pela proposta serão os federais e que que mudanças para os servidores de Estados e municípios dependerão das manifestações dos governos e dos Legislativos regionais. Segundo fonte, Meirelles deu aval para a mudança.
PF nega em nota com Agricultura mal funcionamento geral da fiscalização. A "Carne Fraca" foi criticada pelo ministro da Agricultura e pelo presidente Temer, que afirmou que o “alarde” provocado pelas investigações gerou “embaraços” ao comércio internacional do Brasil.
TCU diz que vai avaliar contingenciamento “de forma tempestiva”. O corte no Orçamento da União será anunciado nesta quarta-feira, 22, pela equipe econômica.
México e EUA vivem pior conflito desde o Nafta, diz embaixador. Segundo o novo embaixador do México nos EUA, o conflito que pode provocar um renascimento de um movimento antiamericano no México, mas que também pode produzir uma relação mais madura entre os países se os governos conseguirem se acertar.
EUA voltam atrás e propõem novas datas para conversas da Otan. A decisão de Tillerson de não participar de seu primeiro encontro com ministros das Relações Exteriores da Otan irritou aliados europeus, que se preocuparam com o comprometimento de Trump com a aliança.
Petrobras tem melhora operacional em 2016, mas dívida permanece alta. A melhora operacional, juntamente com a redução dos custos financeiros, resultou em um lucro líquido de 2,51 bilhões de reais no quarto trimestre de 2016, revertendo prejuízo de 36,9 bilhões de reais no mesmo período do ano anterior.
Nesta quarta-feira, sai o IPCA-15. Nos Estados Unidos, saem os dados sobre pedidos de hipotecas e vendas de casas já existentes.