Mercados

Tudo o que você precisa saber antes de o mercado abrir

O grupo Pão de Açúcar já tem pelo menos três interessados na compra da Via Varejo

Casas Bahia: pelo menos três grupos estariam interessados em comprar a Via Varejo (Germano Luders/Exame)

Casas Bahia: pelo menos três grupos estariam interessados em comprar a Via Varejo (Germano Luders/Exame)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 08h10.

São Paulo – Leia as principais notícias desta quinta-feira (24) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

O grupo Pão de Açúcar está acelerando o processo de venda da Via Varejo. Segundo o Valor, pelo menos três grupos teriam mostrado interesse na dona das Casas Bahia e Ponto Frio: as Lojas Americanas, a chilena Falabella e a alemã Steinhoff.

A delação premiada da Odebrecht preocupa o governo. O presidente Michel Temer teme que as acusações acirrem ainda mais o clima de instabilidade política. Eliseu Padilha e Moreira Franco, dois homens fortes de Temer, estariam na lista da empreiteira.

A fatura do cartão de crédito pode vir com a taxa de câmbio do dia da compra. O Banco Central já autorizou a cobrança, mas cabe a cada banco oferecer a possibilidade e o cliente aceitar.

As empresas estão segurando salários e bônus para enfrentar a crise. Funcionários e executivos tiveram aumentos salariais abaixo da inflação e receberam as menores gratificações em cinco anos.

A Bolsa de Tóquio subiu 0,94% na volta do feriado no Japão. Dados positivos dos Estados Unidos reforçaram a aposta de que o Fed deve subir os juros no curto prazo.

Política e mundo

Câmara encerra votação de projeto anticorrupção, mas deputados já articulam mudanças. Parlamentares de todos os partidos, exceto Rede e PSOL, vão trabalhar para que a anistia ao caixa 2 volte ao texto que será enviado ao Senado.

O Senado aprovou a reabertura do prazo para repatriação de recursos. A medida agora segue para a Câmara, mas sem incluir parentes de políticos no programa, como era a demanda de Romero Jucá, do PMDB.

TCU vê rombo bilionário no Fies e convoca ministros de Dilma. Segundo o relatório do TCU, “há risco do Fies se tornar insustentável financeiramente, com reflexos na capacidade do programa em atender novos estudantes".

STF marca para dezembro julgamento de denúncia contra Renan. Segundo a denúncia, que tramita no STF desde 2013, Renan teria usado o lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento.

Trump nomeia duas mulheres para seu futuro gabinete. Nikki Haley será a embaixadora dos EUA na ONU e Betsy DeVos será secretária de Educação. O seu ex-rival nas primárias republicanas, Ben Carson, também aceitou o convite para o Departamento de Habitação. São os primeiros passos do governo de transição de Trump, em momento de muitas dúvidas sobre suas promessas de campanha.

Enquanto você desligou...

Petrobras aprova acordos para encerrar 11 ações individuais nos EUA. No balanço do terceiro trimestre, a Petrobras reconheceu provisão de 364 milhões de dólares para os acordos. Segundo a estatal, os valores dos acordos informados nesta quarta-feira estão incluídos nessa provisão.

BNDES vai pagar R$100 bi do Tesouro com dinheiro e títulos. Nenhuma participação detida pelo banco por meio do BNDESPar será usado para o reembolso, disse a presidente-executiva Maria Silvia Bastos Marques em entrevista na terça-feira.

Agenda do dia

Nesta quinta-feira, a FGV divulga a Confiança do Consumidor de novembro e o Banco Central divulga as Operações de Crédito e Inadimplência de outubro. No cenário internacional, é feriado de Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, mas sai o PIB do terceiro trimestre da Alemanha

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiro

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"