Mercados

Tóquio sobe 0,2% com alívio ante inflação da China

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, na medida em que o alívio com a inflação abaixo da esperada na China ajudou a compensar as realizações de lucros com ações de exportadoras, enquanto a fabricante de baterias GS Yuasa obteve valorização de 5,4% depois de aumentar sua projeção de lucros. O índice Nikkei […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 06h52.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, na medida em que o alívio com a inflação abaixo da esperada na China ajudou a compensar as realizações de lucros com ações de exportadoras, enquanto a fabricante de baterias GS Yuasa obteve valorização de 5,4% depois de aumentar sua projeção de lucros. O índice Nikkei 225 subiu 21,13 pontos, ou 0,2%, e fechou aos 10.746,67 pontos, renovando sua máxima de fechamento de 9 meses depois de ter avançado 1,1% na segunda-feira.

O pregão foi apático durante a maior parte da manhã, quando os investidores se viam às voltas com a correção do mercado que se seguiu às altas recentes. Mas o mercado em geral ganhou impulso após a divulgação dos dados da inflação na China, ao meio-dia. O índice de preços ao consumidor (CPI na sigla em inglês), de 4,9% em janeiro em relação a um ano antes, ficou abaixo do aumento de 5,4% da mediana das previsões de economistas consultados pela Dow Jones.

"Preocupações excessivas de que a China promoverá aumentos consecutivos nas taxas de juros podem diminuir por enquanto", disse o estrategista Toshikazu Horiuchi, da Cosmo Securities.

Menos entusiástica foi a reação do mercado à esperada decisão do Banco do Japão (BoJ, banco central) de manter sua política monetária amena, ao mesmo tempo que melhorou sua avaliação da economia pela primeira vez em nove meses. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

3R (RRRP3) troca de nome após fusão com Enauta (ENAT3) e terá novo ticker

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Ibovespa fecha em queda puxado por desvalorização da Vale; dólar cai para R$ 5,62

A volta da Abercrombie? O que explica a alta de 50% nas ações da empresa neste ano

Mais na Exame