Mercados

Principais bolsas da Europa operam em alta

Enquanto as negociações europeias prosseguem, os dados da China e alertas sobre efeitos adversos do clima em colheitas estão no noticiário do dia

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 09h44.

São Paulo - Os mercados ainda não têm um acordo sobre a dívida da Grécia, mas encaram um dia pesado. Enquanto as negociações europeias prosseguem, os dados da China e alertas sobre efeitos adversos do clima em colheitas estão no noticiário do dia. Na China, a inflação ao consumidor subiu 4,5% em janeiro, acima da alta prevista de 4,1%. O dado tem efeito de distorções associadas ao Ano Novo Lunar, mas a aceleração interrompeu uma sequência de cinco meses de queda e reduziu as expectativas de flexibilização da política econômica.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) reúne-se hoje e mesmo com a ausência de um desfecho para a crise grega não deve anunciar medidas anormais ou um corte do juro, que está em 1%. Já o Banco da Inglaterra (BOE, na sigla em inglês), que divulga, às 10 horas, suas decisões tomadas em encontro de dois dias, pode agir com a ampliação do programa de relaxamento quantitativo em mais 50 bilhões de libras.

Sem tirar a Grécia do radar, as bolsas europeias sobem e os índices futuros de Nova York apontam ganhos modestos. O euro voltou brevemente à casa do US$ 1,33. Às 8h55, Londres subia 0,25%, Paris (+0,39%) e Frankfurt (+0,54%).

Mais de Mercados

BB quer mais risco no crédito: “vamos buscar nossa fatia justa de mercado”

Casas Bahia sobe 19% na bolsa após reverter prejuízo no segundo trimestre

Bumble corta previsão de crescimento e ações desabam mais de 65% em dois dias

Ibovespa opera em alta de olho em mercado de trabalho americano; dólar cai a R$ 5,61

Mais na Exame