Mercados

OGX e OSX voltam a ser massacradas na bolsa

No ano, perda da OGX chega a 89% e papel da OSX cai mais de 90%


	OGX: recomendação do Bank of America para a ação é de desempenho abaixo da média do mercado (Divulgação/OGX)

OGX: recomendação do Bank of America para a ação é de desempenho abaixo da média do mercado (Divulgação/OGX)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 12h21.

São Paulo – Depois de cair mais de 20% na quarta-feira, o papel da OGX (OGXP3) tem novo dia de perdas na bolsa. A empresa de construção naval de Eike Batista, a OSX (OSXB3), também cai forte na bolsa.

A queda da OSX passou de 18%, com a ação atingindo o valor mínimo de 0,70 centavos de real. A empresa de construção naval informou hoje que Eike Batista vendeu 5,38% de seu capital social entre terça e quarta-feira. Segundo a empresa, as vendas não tem como objetivo alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade.

O papel da OGX caiu de 0,83 centavos de real na segunda-feira para 0,55 centavos ontem, quando as perdas chegaram a 20%. Hoje, a OGX lidera as baixas do Ibovespa. Enquanto o Ibovespa subia 0,29%, a queda da OGX chegou a 22,80% levando a ação a valer 0,44 centavos de real.

O valor é bem inferior aos 6,30 reais por papel que Eike Batista se comprometeu a pagar por um lote de ações da companhia até o final de abril de 2014. Com a operação, Eike deve injetar 1 bilhão de reais na empresa.

O aporte tem se tornado cada vez mais importante para a companhia em meio a informações de que a estatal malaia Petronas pode desistir da compra de 40% de participação em dois blocos de exploração da OGX. A empresa quer mais clareza por parte da OGX sobre a reestruturação de sua dívida. A petroleira de Eike afirma que a Petronas não tem direito de adiar o fechamento financeiro da transação.

Desde o começo da semana as notícias relacionadas à OGX não são boas. A empresa anunciou a desistência de nove blocos da 11ª rodada, o que deve lhe render uma penalidade no valor estimado de 3,420 milhões de reais. Reportagens dessa semana afirmam que a petroleira estaria atrasando faturas de vários fornecedores essenciais e que Eike Batista estaria buscando alternativas para pagar os credores da OGX - e oferecendo fatias da empresa para quitar dívidas.

Relatório do Bank of America Merrill Lynch mostrou que o mercado mantém sua preocupação com o desempenho do papel. A recomendação do Bank of America para a ação é de desempenho abaixo da média do mercado (underperform). O preço alvo para a ação foi mantido em 0,10 centavos de real, um potencial de desvalorização de mais de 85%.


No acumulado de 2013, as ações da OGX tem queda de 89%. Na OSX, as perdas passam de 90%. O Ibovespa, principal referência da bolsa brasileira, cai 18%.

 

https://exame.com/mercados/cotacoes-bovespa/acoes/OGXP3

 

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasGás e combustíveisIndústria do petróleoOGpar (ex-OGX)OGXP3OSXPetróleo

Mais de Mercados

Musk recebe sinal verde de acionistas da Tesla para remuneração bilionária

50 empresas que geraram mais valor aos acionistas; apenas uma é do Brasil

Vale prevê que vendas de minério e aglomerados ao Oriente Médio podem chegar a 67 milhões de t

Onde investir? Veja quem ganha e (quem perde) com a desvalorização do real

Mais na Exame