Exame Logo

O alívio vindo do FED e a sucessão de Campos Neto: os assuntos que movem o mercado

O discurso de Jerome Powell, presidente do FED, trouxe alívio aos mercados e os índices futuros operavam em alta nesta quinta-feira

Campos Neto, presidente do BC: Vou fazer a transição mais suave possível (Patricia Monteiro/Getty Images)
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 4 de abril de 2024 às 08h04.

O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve , trouxe alívio aos mercados. Na tarde de ontem, o dirigente do banco central americano afirmou que o Fed seguirá tomando decisões a cada reunião e fará tudo o que for possível para assegurar os objetivos de pleno emprego e de estabilidade de preços.

Segundo Powell, as perspectivas nos Estados Unidos seguem "bem incertas" e que há riscos diversos e que um corte de juros prematuro poderia reverter os progressos no combate à inflação e exigir uma política mais apertada à frente. Em contrapartida, ele ressaltou que um relaxamento tardio potencialmente enfraqueceria a atividade econômica e o emprego. "À medida que os progressos na inflação continuam e que o aperto no mercado de trabalho arrefece, estes riscos continuam a evoluir para um melhor equilíbrio." Hoje da abertura do mercado, os índices americanos operavam em alta no pré-market. Amanhã, o mercado aguarda a divulgação dos dados do emprego nos Estados Unidos.

Veja também

Sucessão de Campos Neto

Por aqui, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, informou durante um evento que irá contribuir para que a sua sucessão aconteça da forma “mais suave possível ". Campos Neto defende que a sabatina no Senado com o indicado a ocupar o cargo a partir de janeiro aconteça, por razões práticas, ainda neste ano. "Vou fazer a transição mais suave possível. Eu entendo que seja bom fazer a sabatina neste ano. Senão, passa para o outro ano e aí tem um problema porque o meu mandato termina no dia 31. Se um diretor for presidente interino, ele tem que passar por sabatina também, mas aí o Congresso vai estar fechado em recesso."

Vale

No radar corporativo, o destaque é a Vale (VALE3). A mineradora informou ao mercado que está em discussões avançadas com o Ministério dos Transportes sobre as condições gerais para a otimização dos planos de investimentos dos Contratos de Concessão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Atualmente, a empresa executa os investimentos nas duas rodovias conforme os termos estabelecidos e divulgados ao mercado em 16 de dezembro de 2020. "A Vale informará o mercado caso qualquer compromisso material seja estabelecido no âmbito das negociações, em linha com a legislação vigente."

Acompanhe tudo sobre:Roberto Campos NetoJerome PowellBanco Centralbolsas-de-valoresInvestidores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame