Monte dei Paschi: banco corre contra o tempo para fechar recapitalização (©afp.com / Fabio Muzzi)
Estadão Conteúdo
Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 09h10.
Roma - O banco Monte dei Paschi di Siena (MPS) afirmou neste domingo que irá reabrir sua oferta de troca de dívida por ações, como parte de sua última tentativa de completar uma recapitalização de 5 bilhões de euros e evitar a necessidade de um resgate pelo governo da Itália.
A instituição corre contra o tempo para completar sua elevação de capital no fim do ano, após o Banco Central Europeu (BCE), que supervisiona os maiores bancos da região, rejeitar o pedido de extensão do prazo para completar o plano.
O BCE havia permitido que o MPS reunisse o capital necessário para operar mudanças no banco, que incluem a venda do equivalente a 28 bilhões de euros empréstimos inadimplentes.
O banco já havia oferecido aos acionistas a troca de 4,3 bilhões em bônus subordinados em ações. No entanto, o plano anterior resultou no levantamento de apenas 1 bilhão de euros.
Os planos do Monte dei Paschi têm sido complicados pela crise do governo - e a incerteza que ela tem criada -, desde a rejeição, em referendo, de uma proposta de reforma constitucional votada na semana passada.
Fonte: Dow Jones Newswires.