Mercados

Mercados apontam para um dos piores trimestres da história

O desempenho do S&P 500 entre julho e setembro só fica atrás de períodos em 1987 e 2002

Bolsa de Nova York (Wall Street) (Getty Images)

Bolsa de Nova York (Wall Street) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 10h41.

São Paulo – O desempenho da bolsa americana no terceiro trimestre de 2011 pode ser um dos piores da história, alerta Dan Greenhaus, estrategista-chefe global da BTIG Research. Segundo ele, a queda do S&P 500 – índice que acompanha o desempenho de cinco centenas de ações no país – só ficaria atrás do desempenho visto no último trimestre de 1987 e o segundo trimestre de 2002.

Greenhaus explica que o S&P 500 sobe, em média, 2,84% em meses no qual o PIB do país tenha crescido mais que 2,5%. E com o índice perto do nível atual, em 1.151 pontos, o desempenho no trimestre deve ficar próximo a uma baixa de 12%.

“Com a exceção da segunda-feira negra (Black Monday) de 1987, nenhum trimestre no qual o PIB cresceu acima d e 2,5% viu uma performance pior que esta”, explica. O famoso 19 de outubro de 1987 foi marcado por uma queda impressionante de 20% dos mercados de ações nos EUA.

Mas a comparação só faria sentido caso o PIB do país ficasse no nível apresentado por Greenhaus entre julho e setembro. O otimismo dele para o desempenho econômico no terceiro trimestre deste ano ganhou força na quarta-feira após a publicação do indicador que mede o pedido de bens duráveis. “De fato, com um pouco de sorte, o PIB do 3º trimestre pode ficar em torno de 2,5%”, projeta.

Mesmo considerando um crescimento de 2%, quando o S&P 500 tem uma média de valorização de 2,78%, o resultado seria o terceiro pior, ou seja, atrás também do segundo trimestre de 2002. “Nós temos ainda duas sessões para mudar essa realidade”, diz Greenhaus.

Acompanhe tudo sobre:Ações

Mais de Mercados

Inflação nos EUA segue 'desconfortavelmente' alta, diz dirigente do Fed

“Vamos desalavancar a companhia”, diz Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos

“Bolha das ações de IA começou a estourar”, diz Gavekal; entenda o porquê

O que chamou atenção na divulgação de resultados da Petrobras, segundo o BTG Pactual

Mais na Exame