JBS anuncia plano para fazer IPO de JBS Foods International
A companhia vai reunir sob a JBS Foods International (JBSFI), que tem sede na Holanda, todos os negócios internacionais da JBS e da Seara
Reuters
Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 21h35.
Última atualização em 5 de dezembro de 2016 às 21h51.
São Paulo - A JBS anunciou nesta segunda-feira uma revisão em seus planos de reorganização, prevendo um pedido de oferta pública inicial de ações ( IPO ) nos Estados Unidos em 2017 de uma subsidiária na Holanda que vai concentrar todas as suas operações internacionais e da Seara, mantendo a sede do grupo no Brasil.
Pelo novo plano, a empresa quer fazer o IPO da subsidiária JBS Foods International (JBSFI) na bolsa de Nova York no primeiro semestre do próximo ano.
O novo plano ocorre depois que o braço de participações do BNDES, o BNDESPar, vetou em outubro uma reorganização que previa que a sede do grupo seria na Irlanda. A decisão do BNDESPar levou a um forte queda no valor de mercado da companhia.
Sob a JBSFI, a JBS vai colocar todos os seus negócios internacionais e a divisão de comida processada e pratos prontos Seara.
Já os negócios de carne bovina no Brasil e atividades relacionadas, bem como a área global de couros, seguirá sendo controlada pela JBS no país, afirmou a empresa em comunicado ao mercado.
A aprovação do Conselho da JBS do novo plano foi unânime, afirmou a empresa em comunicado ao mercado.
A JBSFI vai reunir uma base de ativos que vai da Argentina aos EUA, além de Reino Unido e Austrália. A nova empresa terá 35 bilhões de dólares em receita anual e 115 mil funcionários em mais de quatro continentes, segundo dados de meados deste ano.
O presidente-executivo da JBS SA, Wesley Batista, será presidente do conselho de administração da JBSFI, que terá um colegiado formado por nove membros, a maioria independentes.
A presidência-executiva da subsidiária ficará a cargo de Gilberto Tomazoni, atual presidente global de operações do grupo. A vice-presidência financeira será do executivo Russ Colaco.