Ações meme ganham popularidade com ajuda de influenciadores
Com tanta demanda por conselhos, há um exército de influenciadores e empresas que disputam pessoas interessadas em saber sobre ações, orçamentos ou finanças
Bloomberg
Publicado em 19 de junho de 2021 às 08h07.
Os Estados Unidos já estavam fazendo um péssimo trabalho com a educação financeira da população. E então surgiram as ações meme.
Com tanta demanda por conselhos, há um exército de influenciadores e empresas que disputam pessoas interessadas em saber sobre ações , orçamentos ou finanças — por vezes cobrando para isso.
Fuja do efeito manada nos mercados. Conheça a Jornada do Investidor Independente
Jackson Fairbanks, 20 anos, montou a Asset Entities em agosto passado com o irmão e dois amigos. No último ano, eles afirmam ter atraído mais de 150.000 membros no aplicativo de bate-papo Discord, incluindo uma equipe com mais de uma dúzia de moderadores pagos. Eles tentam atuar como um comitê de verificação de dicas e estratégias de investimentos.
“Muitas pessoas se juntam à nossa comunidade na tentativa de enriquecer rapidamente”, disse Fairbanks, acrescentando que a disparada das ações da GameStop e outros papéis que viralizam nas redes sociais convenceram gente comum de que é possível alcançar retornos instantâneos. “Mas sempre enfatizamos que, no mercado acionário, nada é garantido.”
Por mensalidades de até US$ 50, os assinantes ganham acesso a reuniões ao vivo, cursos e salas de bate-papo sobre ações e criptomoedas.
Com a facilidade de negociar ações gratuitamente pelo smartphone, houve um salto na procura por informações sobre investimentos e mercados, criando oportunidades para uma nova geração de influenciadores empenhados em preencher a lacuna na educação tradicional sobre esses temas. Não há regulamentação ou supervisão da qualidade das informações que estão sendo disseminadas.
A Securities and Exchange Commission ( SEC ), equivalente nos Estados Unidos à Comissão de Valores Mobiliários, advertiu investidores sobre os perigos de colocar dinheiro em ações memes com base no que é postado nas redes sociais, ressaltando especificamente o potencial para manipulação de mercado online.
A Asset Entities faz postagens no Twitter com dicas sobre ações e posta frases sobre memes e sorteios no Instagram, rede social no qual seu perfil inclui a seguinte isenção de responsabilidade: “Nada aqui é aconselhamento financeiro”, é “puramente educação e entretenimento.”
Nos dias de hoje, os investidores precisam de US$ 1 ou menos para comprar frações de ações ou de criptomoedas por meio de plataformas como Robinhood e Cash App. E com um pouquinho mais de dinheiro, têm acesso a estratégias de maior risco como negociação de opções e margens.