Mercados

Wall Street cai por temores globais e tecnológicas pesam

Os dados que apontaram uma melhora no mercado de trabalho não mudaram o pessimismo entre os investidores

Nasdaq registra perda superior a 1% hoje (Daniel Barry/Getty Images)

Nasdaq registra perda superior a 1% hoje (Daniel Barry/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 14h00.

Nova York - Os índices acionários norte-americanos operam em queda nesta quinta-feira, com o Nasdaq registrando perda superior a 1 por cento, após dados que apontaram uma melhora no mercado de trabalho não terem alterado o pessimismo entre os investidores sobre uma economia global cambaleante.

Às 13h36 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones caía 0,39 por cento, a 12.555 pontos, enquanto o S&P 500 tinha desvalorização de 0,72 por cento, a 1.331 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha perdas de 1,2 por cento, a 2.853 pontos.

O Departamento do Trabalho norte-americano mostrou que os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram em 26 mil, para 350 mil, de acordo com dados ajustados sazonalmente. O nível é o menor em quatro anos.

Ainda assim, os dados fizeram pouco para mudar preocupações de uma desaceleração mais ampla, indicada por outros dados macroeconômicos e uma perda de fôlego global, que poderia atingir lucros corporativos. Esses temores fazem o S&P 500 acumular perda superior a 3 por cento desde o último dia 3.

"Estamos ainda em 350 mil (em auxílio-desemprego), que é a mínima desde março de 2008, mas isso efetivamente não está mudando nada -as conversas, a postura, as perspectivas do mercado-, nada", afirmou o diretor-gerente da Knight Capital em New Jersey Peter Kenny.

"Quer se trate de temas mais amplos em emprego, PIB (Produto Interno Bruto), produção industrial -há muito que fale de um vento contrário que vai levar um tempo significativo e energia para passar", completou.

As ações do setor de tecnologia têm ficado entre as de pior desempenho recentemente, afetadas por alertas de lucros de empresas como a Advanced Micro Devices Inc e a Applied Materials Inc.

No mês, o indicador de tecnologia do S&P acumula baixa superior a 4 por cento.

Mais de Mercados

Dólar vai subir mais? 3 fatores que explicam para onde vai a moeda

Dólar chega aos R$ 5,70 com mercado repercutindo falas de Lula

Cinco ações para investir no 2º semestre de 2024, segundo o BTG Pactual

Ibovespa tem leve alta, mas dólar volta a fechar na máxima do ano com Campos Neto e Lula no radar

Mais na Exame