Mercados

Índice se distancia de queda em NY e opera estável

São Paulo - A bolsa brasileira oscilava perto da estabilidade nesta quarta-feira, com a recuperação das ações da Vale e alta de papéis ligados a telefonia ajudando a sustentar o Ibovespa, mesmo com a queda das ações em Nova York. Às 12h13, o principal índice das ações brasileiras <.BVSP> tinha leve alta de 0,01 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 12h35.

São Paulo - A bolsa brasileira oscilava perto da estabilidade nesta quarta-feira, com a recuperação das ações da Vale e alta de papéis ligados a telefonia ajudando a sustentar o Ibovespa, mesmo com a queda das ações em Nova York.

Às 12h13, o principal índice das ações brasileiras <.BVSP> tinha leve alta de 0,01 por cento, a 67.584 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,01 bilhões de reais.

No mesmo horário, o índice Standard & Poor's 500 <.SPX>, da bolsa de Nova York, tinha baixa de 0,39 por cento. Dados ruins sobre a vendas de novas moradias nos Estados Unidos, que caíram ao menor patamar da história, intensificavam a queda.

As ações preferenciais da mineradora Vale eram as que mais contribuíam para a alta do Ibovespa, com ganho de 0,71 por cento, a 47,01 reais. Na véspera, os papéis caíram em meio à incerteza sobre a sucessão na presidência da empresa, cujo futuro permanece indefinido em meio à aparente pressão do governo para substituir Roger Agnelli.

Max Bueno, analista da corretora Spinelli, citou a alta do preço do minério de ferro na China nesta semana como um fator que ajuda a sustentar as ações da Vale. "Está subindo 1 por cento na semana", afirmou.

Em termos percentuais, quem liderava a alta no Ibovespa era o setor de telecomunicações, com a ação ON da TIM em alta de 4,16 por cento, a 8,01 reais. TIM PN valorizava-se em 2,6 por cento, a 6,72 reais. A concorrente Vivo tinha alta de 1,26 por cento, a 62,11 reais.

As duas empresas andavam na contramão da Oi, que teve recomendação reduzida pelo banco de investimento JPMorgan por causa da previsão de uma geração menor de caixa devido ao alto nível de investimentos agendados para este ano. A ação PN da Oi caía 0,92 por cento, a 26,85 reais.

As ações da Petrobras , favorecidas pela alta de 0,5 por cento do petróleo nos Estados Unidos, apresentavam valorização de 0,64 por cento, a 28,51 reais.

No lado negativo, Cosan era o maior destaque do índice, com queda de 2,27 por cento, a 25,41 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame