Ilan na meta; Cortes na Petro…
Cortes na Petrobras A Petrobras irá retomar as negociações para chegar a um acordo com seus funcionários e reduzir jornada de trabalho e salário. Segundo a Agência Estado, a estatal quer reduzir a jornada para 6 horas de trabalho e cortar os salários em 25%. A proposto chegou a ser avaliada durante a gestão de […]
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2016 às 18h47.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h29.
Cortes na Petrobras
A Petrobras irá retomar as negociações para chegar a um acordo com seus funcionários e reduzir jornada de trabalho e salário. Segundo a Agência Estado, a estatal quer reduzir a jornada para 6 horas de trabalho e cortar os salários em 25%. A proposto chegou a ser avaliada durante a gestão de Aldemir Bendine, mas foi cancelada após uma greve de petroleiros em dezembro do ano passado. O atual presidente, Pedro Parente, dá como certo que conseguirá promover as mudanças.
_
Ultrapar sobe 4,9%
Em dia de forte volatilidade, o Ibovespa subiu 0,48% recuperando parte das perdas de mais de 3% na última sexta-feira. O principal destaque de alta foi o grupo de combustíveis Ultrapar, dono da rede de postos Ipiranga. As ações da companhia subiram 4,9% após a compra da distribuidora Ale, por 2,17 bilhões de reais. A aquisição foi bem avaliada por analistas. Em relatório o banco Credit Suisse ressaltou o forte lucro operacional da Ale, que foi de 275 milhões de reais em 2015.
_
Oi: sobe e desce
Os papéis da companhia telefônica Oi seguiram caminhos diferentes nesta segunda-feira. As ações ordinárias caíram 6,7%, já as preferenciais subiram 9,7%. Ambos os papéis começaram o dia caindo, após a renúncia repentina do presidente da empresa, Bayard De Paoli Gontijo, na última sexta-feira 10. As ações preferenciais começaram a subir após o banco BTG Pactual iniciar uma compra de papéis. No saldo do dia, o BTG aparece com mais de 2 milhões de ações da Oi.
_
PEC do teto na quarta-feira
O ministro da Fazendo, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira que a proposta que cria um teto para o crescimento dos gastos públicos deve ser levada ao Congresso na próxima quarta-feira 15. Na semana passada, o ministro havia afirmado que levaria a proposta ao parlamento na terça-feira 14. Durante a cerimônia de posse do novo presidente do Banco Central, ele ressaltou que a medida terá caráter temporário. “Não será uma tarefa fácil. Há muito o que fazer, mas temos a confiança de que diagnósticos apropriados e medidas corretivas aplicadas pelo tempo que se fizer necessário irão restaurar a confiança”, disse.
_
Ilan Goldfajn no BC
O novo presidente do Banco Central Ilan Goldfajn voltou a afirmar nesta segunda-feira que irá perseguir a meta da inflação (6,5% neste ano). Segundo ele, os limites de tolerância a esse alvo devem ser utilizados somente para acomodar choques inesperados. Durante a cerimônia de transmissão de cargo da presidência do BC, Goldfajn disse ainda que a autoridade monetária poderá usar com “parcimônia” os instrumentos cambiais e que poderá reduzir sua exposição a determinado instrumento cambial.
_
Mudanças no BC
Ilan Goldfajn disse ainda que pretende trocar quatro diretores do Banco Central e ampliar o número de integrantes do Comitê de Política Monetária. Os novos indicados são Carlos Vianna de Carvalho, para a diretoria de Política Econômica, Reinaldo Le Grazie, para Política Monetária, Tiago Couto Berriel, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, e Isaac Sidney Menezes Ferreira, atual procurador do BC, para a diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania. Com as mudanças, o Copom voltará a ter nove integrantes. Os nomes precisam ser aprovados pelo governo e pelo Senado.
_
Tombini e o câmbio flutuante
Também na cerimônia de transferência de cargo, o agora ex-presidente do Banco Central Alexandre Tombini fez um balanço de sua gestão e disse que o BC agiu para manter a funcionalidade do mercado. “Agimos em momentos de mais volatilidade, mas nunca afrontamos o câmbio flutuante”. Ele disse ainda que, apesar das dificuldades, o Sistema Financeiro Nacional continua sólido, capitalizado, líquido e pouco dependente dos recursos externos.
_
Uber nos céus
O Uber inaugurou nesta terça-feira seu serviço UberCOPTER, em São Paulo. O projeto piloto terá duração de um mês e permite aos clientes pedirem viagens de helicóptero. Os helicópteros transitarão entre cinco heliportos (Sheraton WTC, Blue Tree Faria Lima, Hangar ABC, Helicentro Morumbi e Hotel Transamérica) e quatro aeroportos (Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte e Viracopos). O serviço estará disponível das 7h às 20h todos os dias. A tarifa é cobrada por assento. Um voo entre o hotel Blue Tree Faria Lima e o aeroporto de Garulhos, por exemplo, custa 271 reais e dura 13 minutos.