Acompanhe:

Ibovespa opera instável; Usiminas sobe forte

Mercados esperam que Bernanke dê sinais sobre quais instrumentos poderá usar para estimular a economia dos EUA

Modo escuro

Continua após a publicidade
Ações da Usiminas disparam nesta segunda-feira (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

Ações da Usiminas disparam nesta segunda-feira (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

M
Marcelo Poli

Publicado em 22 de agosto de 2011 às, 13h39.

São Paulo – Após encerrar a semana a semana anterior com uma queda de 1,92%, o Ibovespa buscava força no pregão desta segunda-feira (22). Na máxima, o principal índice da bolsa mostrava uma alta de 2,10%, aos 53.552 pontos. Mais tarde, o índice passou a operar com instabilidade. Em agosto, o Ibovespa registra perdas de 9,8% e em 2011, a queda chega a 23,5%.

No Brasil, os investidores repercutem o boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central (BC). O mercado financeiro elevou a projeção para a inflação em 2011. Já a projeção para a inflação em 2012 foi reduzida. De acordo com a pesquisa, a expectativa para a inflação oficial neste ano subiu de 6,26% para 6,28%, em um patamar distante do centro da meta de inflação, que é de 4,50%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

A projeção para a inflação em 2012 foi reduzida de 5,23% para 5,20%. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2011 subiu de 0,27% para 0,30%. A estimativa para o IPCA de setembro foi elevada de 0,35% para 0,37%.

Lá fora, os investidores aguardam, principalmente, o discurso que será feito na sexta-feira pelo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, durante simpósio em Jackson Hole. Os mercados esperam que Bernanke dê sinais sobre quais instrumentos poderá usar, se preciso, para estimular a economia dos Estados Unidos. Uma das alternativas poderia ser uma terceira rodada de compras em larga escala de títulos da dívida de longo prazo, um QE3, como é chamado na sigla em inglês.

Os investidores também estão atentos ao cerco dos rebeldes ao ditador Muamar Kadafi, na Líbia. Os rebeldes continuam avançando pela capital Trípoli, e Kadafi pode cair a qualquer momento. Segundo jornais, ele não controla mais de 10% a 15% da capital.

O ouro estabeleceu nesta segunda-feira um novo recorde e se aproximou pela primeira vez na história dos 1.900 dólares a onça, estimulado pela condição de valor refúgio ante a preocupação com o estado da economia mundial e a incerteza no mundo árabe. O preço da onça do metal (28,3 gramas) era negociado a 1.894,80 dólares durante a manhã no mercado de Londres, superando o recorde de sexta-feira (1.878,15 dólares).

/libc/player/liquid3.swf

OSX e OGX

A OSX, empresa de construção naval do grupo do empresário Eike Batista, anunciou que a plataforma FPSO OSX-1, a primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás a integrar a frota da OSX, ficou pronta e deve chegar ao Brasil nos próximos 40 a 50 dias. A construção foi feita pelo estaleiro Samsung na Coreia e a customização, a pedido da OGX Petróleo e Gás, pela Keppel Fels, de Cingapura.

A unidade tem como missão produzir o primeiro óleo da OGX, com início de produção previsto para o quarto trimestre deste ano. O navio está afretado pela OGX por 20 anos, com taxa diária média de US$ 263 mil, e será instalado na acumulação de Waimea, na Bacia de Campos.

Após testarem o terreno positivo, as ações ordinárias a OGX (OGXP3) passavam a operam em baixa. Na mínima, a queda chagava a 0,5%, com papéis valendo 10,72 reais. Já os papéis da OSX (OSXB3) subiam 6,3%, negociadas a 320 reais.

CSN e Usiminas

Amargando uma queda de 12% em agosto, as ações ordinárias da CSN buscam reduzir suas perdas no mês. Os papéis subiam 3,4% e eram negociados a 14,54 na máxima do dia.


A Companhia Siderúrgica Nacional anunciou nesta sexta-feira que aumentou sua participação no capital da Usiminas e que continua avaliando alternativas estratégicas em relação ao investimento na companhia. De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com as compras de papéis, a CSN passou a deter 15,15 por cento das ações preferenciais e de 11,29 por cento nas ações ordinárias da Usiminas.

As ações preferenciais classe A da Usiminas (USIM5) assumiam o topo de valorização da Ibovespa neste pregão, com alta de 5,7%, valendo 12,96.

Light

As ações ordinárias da Light (LIGT3) operam no terreno positivo neste primeiro pregão da semana. Na máxima do dia, os papéis subiam 2,88%, negociados a 25,00 reais. 

O conselho de administração da companhia anunciou o encerramento da distribuição pública de sua primeira emissão de notas promissórias comerciais. Foram emitidos 40 papéis, em série única, com valor nominal unitário de 10 milhões de reais, perfazendo um total de 400 milhões de reais captados na operação.

Os recursos obtidos serão utilizados na aquisição de participação societária na Renova Energia (RNEW11) e no financiamento do capital de giro da Light.

Indústrias Romi

Com queda de 54% no ano, as ações ordinárias da Indústrias Romi (ROMI3) também avançam e na máxima do dia mostravam ganhos de 4,1%, ao preço de 6,59 reais.

O conselho de administração da anunciou nesta segunda-feira que aprovou a recompra de até 3 milhões de ações ordinárias, o que representa 7,64% do total de papéis deste tipo em circulação no mercado.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informa que possui no total 39,267 milhões de ações ordinárias. Segundo a companhia, os papéis adquiridos serão mantidos em tesouraria para posterior cancelamento ou alienação.

Últimas Notícias

Ver mais
Ibovespa acompanha queda em NY à espera de falas de Powell e dados do desemprego americano
seloMercados

Ibovespa acompanha queda em NY à espera de falas de Powell e dados do desemprego americano

Há 8 horas

2024 é o ano do Ibovespa? BTG Pactual acredita que sim – e diz que ações brasileiras estão baratas
seloMercados

2024 é o ano do Ibovespa? BTG Pactual acredita que sim – e diz que ações brasileiras estão baratas

Há um dia

Carteira recomendada do BTG para março tira Vale (VALE3) e amplia exposição a setores mais cíclicos
seloOnde Investir

Carteira recomendada do BTG para março tira Vale (VALE3) e amplia exposição a setores mais cíclicos

Há 2 dias

Ibovespa fecha em alta com surpresa (positiva) do PIB de 2023
seloMercados

Ibovespa fecha em alta com surpresa (positiva) do PIB de 2023

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais