Papéis preferenciais da Confab subiam 26,1% na máxima do dia, valendo 4,97 reais (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2011 às 12h13.
São Paulo – Os principais mercados globais inauguram a semana em clima de otimismo. O Ibovespa registrava ganhos de 2,1% na máxima do dia, aos 54.505 pontos. Em agosto, o principal índice da bolsa registra uma queda de 7,5%.
Boa parte do bom humor dos investidores está relacionada a notícias vindas dos EUA. O núcleo do índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) norte-americano, que exclui variação dos preços de alimentos e energia, subiu 0,2% em julho ante junho. O resultado ficou dentro do esperado e bem menor do que a alta de 1,4% de junho.
Já os gastos dos consumidores dos Estados Unidos cresceram 0,8% em julho, o maior ganho em cinco meses e acima da expectativa de alta de 0,5%. A renda pessoal dos norte-americanos cresceu 0,3%, praticamente em linha com o aumento de 0,4% esperado por analistas. A taxa de poupança, por sua vez, caiu de 5,5% em junho para 5,0% em julho.
Por aqui, o mercado financeiro cortou sua previsão para o crescimento econômico brasileiro neste ano e o cenário para a taxa de juro no ano que vem, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A estimativa para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 caiu pela quarta semana seguida, para 3,79% ante 3,84% na semana anterior. O prognóstico para o ano que vem também caiu, de 4 para 3,90%.
A projeção para a Selic neste ano ficou estável em 12,50%, e para 2012 caiu de 12,50% para 12,38%. Analistas já têm esperado a possibilidade de um crescimento menor no Brasil, abrindo espaço para queda de juro em algum momento. O Comitê de Política Monetária (Copom) reúne-se nesta semana, mas por ora deve manter a Selic nos atuais 12,50%, esperando para ver melhor os efeitos da crise no país.
Confab
As ações preferenciais da Confab buscam se ajustar a notícia de que a Tenaris pretende gastar cerca de R$ 1,24 bilhão para comprar as ações da Confab que estão em circulação no mercado, de acordo com um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários. Para isso, a Tenaris pretende pagar R$ 5,20 por ação ordinária e preferencial da Confab.
Os papéis preferenciais da Confab subiam 26,1% na máxima do dia, valendo 4,97 reais. Em 2011, os papéis registram uma desvalorização de 19%.
Gol
As ações preferenciais da Gol (GOLL4) operam em forte alta nesta segunda-feira. Na máxima, a valorização dos papéis era de 3,6%, negociados a 11,47 reais.
A companhia aérea Gol deverá receber do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) o aval para usar imediatamente os slots da Webjet. O termo designa os horários e os espaços para pousos e decolagens. As informações são do jornal Folha de S. Paulo do último sábado.
Em aeroportos como Congonhas e Guarulhos, os slots são disputadíssimos pelas empresas aéreas. O acordo com a Gol liberará a companhia para usar imediatamente também as aeronaves e a tripulação da Webjet. Segundo a reportagem, a Gol assinará com o conselho um Apro (Acordo de Previsão da Reversibilidade da Operação) em setembro. O acordo é comum nas fusões mais problemáticas (como no caso Sadia-Perdigão) para congelar a operação até seu julgamento.
Braskem
Também avançando no terreno positivo, as ações da Braskem (MRFM5) ganham destaque entre os investidores. A alta das ações preferenciais classe A da companhia chegava a 3,9%, ao preço de 18,50 reais. O conselho de administração da companhia aprovou a realização do terceiro programa de recompra de ações de sua emissão, para manutenção em tesouraria e posterior cancelamento ou alienação.
Serão adquiridas até 12,1 milhões de ações preferenciais classe A. Atualmente, a companhia possui 301,7 milhões de papéis em circulação no mercado, sendo 30,9 milhões de ações ordinárias, 270 milhões de ações preferenciais classe A e 593,8 mil ações preferenciais classe B. O prazo estipulado para esta operação é de um ano, contado a partir de 29 de agosto de 2011. As ações serão adquiridas pelo preço de mercado das ações preferenciais classe A da companhia.
Brasil Ecodiesel
Após transitarem pelo campo negativo pela manhã, as ações ordinárias da Brasil Ecodiesel (ECOD3) subiam 1,6% no início das tarde, valendo 0,64 real.
A assembleia geral extraordinária da empresa, que seria realizada na sexta-feira para decidir a incorporação da Vanguarda Agropecuária, foi adiada for falta de quórum.
Representantes de apenas 51,48% do capital da Brasil Ecodiesel compareceram à assembleia ante uma exigência legal de participação de 66,77% do capital. O capital da Brasil Ecodiesel é bastante pulverizado, com mais de 25 mil acionistas.
Agora, uma nova convocação de acionistas será feita para uma nova assembleia no dia 6 de setembro às 15 horas. Nesta nova assembleia, a definição sobre a incorporação ou não da Vanguarda será feita independente do quórum obtido.