Ibovespa sobe com NY; Pão de Açúcar dispara 5%
Cenário internacional e expectativa de privatização da Eletrobras endossam tom positivo no mercado local
Guilherme Guilherme
Publicado em 21 de junho de 2021 às 11h10.
Última atualização em 21 de junho de 2021 às 12h06.
O Ibovespa avança nesta segunda-feira, 21, em linha com as bolsas americanas, que se recuperam das perdas da última semana, quando o Federal Reserve sinalizou que pretende elevar os juros em 2023, um ano antes do esperado. Às 12h, o principal índice da B3 subia 0,42 para 128.942 pontos.
No radar dos investidores também está a votação na Câmara da medida provisória (MP) que prevê a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). Em Brasília, as discussões devem ter início às 15h, mas investidores já se adiantam, com as ações da companhia subindo cerca de 2%. Aprovada pelo Senado na última semana, a MP tem até esta terça-feira, 22, para ser aprovada antes que perca a validade.
A maior alta do índice, no entanto, é das ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que chegam a subir mais de 5%, após o colunista Lauro Jardim, de O Globo, noticiar que a empresa está na mira dos bilionários Abílio Diniz e Michael Klein , acionista da Via (VVAR3).
Os dois, segundo a coluna, já estão comprando ações do Pão de Açúcar e podem brigar pela participação do Grupo Casino, caso decidam vender sua fatia. Em meio aos rumores, as ações da Via também são negociadas em alta, subindo 1,5% e liderando as altas entre as varejistas do Ibovespa.
No início do pregão, o Ibovespa chegou a operar no campo negativo, pressionado pelas ações da Vale (VALE3), que acompanhavam a queda de cerca de 5% do minério de ferro registrada nesta madrugada. Porém, após os primeiros negócios do dia, os papéis da mineradora viraram para alta, contribuindo para a melhora do Ibovespa.
Entre as ações com maior peso no índice, as da Petrobras (PETR3/PETR4) sobem mais de 2%, com a valorização do petróleo no mercado internacional e impulsionam o movimento de alta.