Ibovespa fecha em queda de 1,7% e volta à faixa dos 114 mil pontos
Petrobras caiu mais de 2%; bolsas fracas no exterior, receio com coronavírus e realização de lucros justificam dia de baixa
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 18h21.
Última atualização em 20 de fevereiro de 2020 às 19h01.
São Paulo -O Ibovespa , principal índice da Bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quinta-feira (20) em queda de 1,66%, a 114.586,24 pontos, em um dia de cautela nos mercados domésticos e internacionais. Na véspera, o Ibovespa havia subido 1,34% e chegado a 116.517,59 pontos.
O clima global de receio também colaborou para que o dólar tivesse mais um dia de alta frente ao real e batesse seu terceiro recorde consecutivo - a moeda norte-americana segue testando novas máximas e fechou cotada a 4,392 reais.
O avanço do novo coronavírus e seus impactos sobre a economia global seguiram no radar de investidores - a epidemia teve hoje a sua primeira vítima fatal anunciada na Coreia do Sul.No Brasil, a queda na cotação de empresas importantes, como a Petrobras , também ajudaram a puxar o índice doméstico para baixo.
A instabilidade global, somada à incerteza em relação aos rumos da economia do país, pode ainda estar levando investidores a retirarem parte do lucro já alcançado até aqui e reduzir temporariamente suas posições na Bolsa de Valores.
"A Bolsa teve um dia ruim, o que pode ser uma correção das altas mais recentes", disse o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Viera. "Com as incertezas internas e externas, os investidores estão aproveitando para realizar parte dos lucros."
No Brasil, dados prévios da inflação de fevereiro, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real, em 1994, o que reforça a impressão crescente de que a retomada do consumo e do crescimento econômico pode, mais uma vez, frustrar as expectativas.
Em uma tentativa de injetar recursos e animar a economia, o Banco Central anunciou uma redução do compulsório dos bancos, o que deve liberar 49 bilhões de reais para o caixa das instituições.
Petrobras cai após lucro recorde
Entre os principais componentes do índice, as ações da Petrobras ajudaram a pressionar a baixa. A petroleira (PETR4) perdeu 2,06% e fechou cotada a 29,92 reais, apesar de seu balanço do quarto trimestre,divulgado na noite de quarta-feira (19), ter apresentado o maior lucro de sua história.
Gerdau (-7,40%), Ultrapar (-7,33) e Pão de Açúcar (-7,33%) lideraram as quedas dos dias, após as três divulgarem resultados que frustraram os investidores. No quarto trimestre, o lucro da Gerdau caiu 74%, o do Pão de Açúcar caiu 71% e a Ultrapar teve prejuízo de 268 milhões de reais.
Embraer, na outra ponta, registrou a maior alta entre as companhias que integram o Ibovespa, com avanço de 3,36%.