Exame Logo

Ibovespa cai 0,7% acompanhando quedas das bolsas americanas

Inflação dos EUA desacelera em março mas não consegue impulsionar mercados globais

Home brokers, falhas nas operações e fundos motivam a maioria das reclamações (Nilton Fukuda / Agência Basil/Agência Brasil)
BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 12 de abril de 2022 às 17h31.

Última atualização em 12 de abril de 2022 às 18h40.

Ibovespa hoje: a bolsa brasileira devolveu a alta registrada nos primeiros negócios desta terça-feira, 12, e fechou o dia em queda de0,69% aos 116.146 pontos. O principal índice da B3 acompanhou a virada das bolsas americanas, que encerraram o pregão em terreno negativo, reagindo aos dados de inflação.

Veja também

Por lá, o núcleo do Índice de Preço ao Consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) saiu abaixo do esperado para o mês de março, ficando em 0,3% ante expectativa de um avanço de 0,5%. Em fevereiro, o núcleo do CPI havia ficado em 0,5%. Na comparação anual, o núcleo do CPI ficou em 6,5%, abaixo do consenso de 6,6%.

Os números abaixo do consenso provocaram uma breve onda de apetite a risco nos mercados globais, que foi dissipada ao longo do dia. Os principais índices recuaram, com investidores ainda esperando juros mais altos nos EUA.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia: assine a EXAME por menos de R$ 0,37 e receba notícias em primeira mão.

No câmbio, porém, o efeito foi mais duradouro e o dólar fechou em queda de0,28%, a4,676reais.

“O número de inflação nos EUA ter vindo melhor que o esperado acabou dando um gás no apetite a risco, fazendo com que a taxa de câmbio performasse melhor hoje. Mas, olhando para frente, ainda existem desafios como a eleição no Brasil e próprio aumento de juros mais intenso nos Estados Unidos, que pode atrapalhar a trajetória de queda observada hoje”, afirmou Fernanda Consorte, economista-chefe do Banco Ourinvest em nota.

Destaques de ações

As ações da Cielo (CIEL3) foram destaque entre as maiores altas do dia, avançando 4%. Na última sexta-feira, a empresa anunciou um programa de recompra de ações e comunicou a venda de sua subsidiária Merchant. Outros papéis ligados à economia doméstica, como Ultrapar (UGPA3) e Cogna (COGN3) também encerraram o dia em alta, ainda refletindo o sentimento de alívio registrado com maior força no período da manhã.

O mesmo, no entanto, não pode ser dito das empresas de tecnologia. À exemplo do que ocorreu no mercado americano, os papéis ficam entre as principais baixas do pregão, com Méliuz (CASH3) recuando 5%.

O maior destaque negativo do dia, porém, foram as ações do Banco Inter (BIDI11). Na última noite, a fintech anunciou parceria com o banco Mercantil e apresentou sua prévia operacional do primeiro trimestre. O Inter terminou o período com 18,6 milhões de clientes, 86% a mais do que no primeiro trimestre de 2021.

“A prévia dos resultados operacionais do primeiro trimestre do Inter mostram desaceleração na originação de crédito, o que deve impactar na margem financeira e na receita com tarifas”, comentaram, em nota, analistas da Ativa Investimentos.

O pessimismo no exterior também afetou os ganhos das empresas de commodities, especialmente da Petrobras (PETR3/PETR4). Os papéis da petroleira, que possuem a segunda maior participação no Ibovespa, chegaram a subir mais de 1% na máxima do dia, junto com os ganhos do petróleo, que disparou após Xangai relaxar algumas restrições adotadas para conter a pandemia de Covid-19. O movimento, no entanto, perdeu força ao longo do dia acompanhando o Ibovespa.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbanco-interbolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame