Mercados

Fitch eleva Turquia para grau de investimento

A agência de classificação de risco também elevou o rating de curto prazo para moeda estrangeira da Turquia para "F3", de "B", e o teto do país para "BBB", de "BBB-"


	A Fitch atribuiu a elevação dos ratings à diminuição dos riscos macroeconômicos e financeiros no curto prazo
 (Miguel Medina/AFP)

A Fitch atribuiu a elevação dos ratings à diminuição dos riscos macroeconômicos e financeiros no curto prazo (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 12h18.

A Fitch elevou hoje o rating de longo prazo para moeda estrangeira da Turquia para "BBB-", o primeiro nível do grau de investimento, de "BB+" anteriormente. Ao mesmo tempo, o rating de longo prazo para moeda local do país subiu para "BBB", de "BB+". A perspectiva dos ratings é estável.

A agência de classificação de risco também elevou o rating de curto prazo para moeda estrangeira da Turquia para "F3", de "B", e o teto do país para "BBB", de "BBB-".

A Fitch atribuiu a elevação dos ratings à diminuição dos riscos macroeconômicos e financeiros no curto prazo, à medida que a economia da Turquia se encaminha para um "pouso suave", e também a forças subjacentes de crédito, que incluem um estoque decrescente de dívida federal, um sistema bancário sólido, perspectivas favoráveis de crescimento no médio prazo e uma economia rica e diversificada.

Segundo a Fitch, a economia da Turquia deverá voltar para uma trajetória de crescimento sustentável, com a queda do déficit em conta corrente e da inflação após o superaquecimento do ano passado. A agência estima a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) turco em 3% este ano, 3,8% em 2013 e 4,5% em 2014. "Atingir tal reequilíbrio sem uma recessão - ajudado por um forte desempenho comercial e a taxa de desemprego na mínima em 11 anos - indica maior flexibilidade econômica e resistência", comentou a Fitch. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingÁsiaEmpresasEuropaFitchMercado financeiroRatingTurquia

Mais de Mercados

Empresa japonesa é hackeada e perde R$ 1,5 bilhão em bitcoin

Alívio rápido para varejistas: entenda por que imposto de 20% sobre importados foi bem recebido

Inflação se mantém estável em abril nos EUA: será o suficiente para o Fed?

Minoritários da Petrobras pedem assembleia para eleição do presidente do Conselho

Mais na Exame