Mercados

Espanha irá ao mercado para financiar Bankia, diz fonte

País provavelmente adotará um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões ainda nesta semana

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 10h07.

Madri - A Espanha vai recapitalizar o Bankia através da emissão de nova dívida, e não injetando títulos no banco, e provavelmente adotará na sexta-feira um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões do país, afirmou uma fonte do governo à Reuters nesta terça-feira.

"Existe uma clara preferência para ir ao mercado. A outra opção (injetar títulos estatais diretamente no Bankia) é marginal", disse a fonte.

"O (fundo de reestruturação bancária) FROB tem liquidez e pode ir ao mercado. O Tesouro tem uma forte posição de liquidez. Vamos escolher um mecanismo ou outro."

A fonte também disse que o governo incumbirá o Tesouro de emitir e distribuir os títulos às regiões, de acordo com severas condições para atender às metas de déficit e implementar planos de austeridade.

A Comissão Europeia informou que está em contato com a Espanha sobre os planos de resgatar o Bankia mas que ainda não recebeu nenhuma notificação.

"Em relação a planos, não foi recebida nenhuma notificação de nenhum tipo. Então, não temos nada a reportar", disse uma porta-voz da Comissão.

Questionada se a Comissão está em contato com a Espanha sobre a questão, ela afirmou: "Sim, podemos confirmar isso."

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaCrises em empresasEspanhaEuropaFinançasPiigs

Mais de Mercados

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena