Mercados

Dow Jones tem mínima em 4 meses sob projeções fracas

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,82 por cento, para 13.102 pontos

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 19h04.

Nova York - As bolsas norte-americanas fecharam em baixa nesta terça-feira, derrubando o índice Dow Jones para seu menor nível desde 21 de junho, após resultados da DuPont e da United Technologies mostrarem que o crescimento entre os lucros empresariais está desacelerando.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,82 por cento, para 13.102 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 1,44 por cento, para 1.413 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,88 por cento, para 2.990 pontos.

A temporada de balanços até agora gerou uma série de desapontamentos, com companhias não atingindo as expectativas de Wall Street. Com a divulgação de balanços de 29 por cento dos componentes do S&P 500, 37 por cento superaram as estimativas de lucro, de acordo com dados da Thomson Reuters.

Caso esse nível seja mantido, será a pior porcentagem desde o quarto trimestre de 2001.


"Uma série de resultados não alcançou as projeções de analistas, e a gota d'água foi o péssimo balanço da Dupont publicado nesta manhã", avaliou o estrategista-chefe técnico da Delta Global Asset Management, Bruce Zaro.

"As expectativas eram baixas e os resultados têm ficado, de maneira geral, aquém do que esperava o mercado. Por isso, estamos vendo fraqueza aqui", completou.

Zaro prevê que o S&P 500 caia, possivelmente, para a faixa situada entre 1.390 pontos e 1.400 pontos no curto prazo.

O papel da DuPont perdeu 9,1 por cento, para 45,25 dólares, após a companhia química publicar lucro abaixo do esperado e anunciar 1,5 mil cortes de postos de trabalho. A ação foi responsável por uma queda de 33 pontos no Dow Jones, que terminou com baixa de mais de 240 pontos.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, anunciou ainda que a fabricante do iPad e do iPhone está lançando um tablet menor e mais barato. O papel da Apple recuou 3,3 por cento, para 613,36 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame