Mercados

Dow Jones leva euforia às bolsas asiáticas

O rali nas ações dos Estados Unidos, que teve início em março de 2009, finalmente deixou para trás as perdas relacionadas à crise financeira global


	Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,9% e encerrou a sessão aos 2.347,18 pontos
 (Getty Images)

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,9% e encerrou a sessão aos 2.347,18 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 09h20.

Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira em meio à euforia causada pelo Dow Jones, que na terça-feira (05) atingiu novo recorde histórico de fechamento em Nova York.

O rali nas ações dos Estados Unidos, que teve início em março de 2009, finalmente deixou para trás as perdas relacionadas à crise financeira global.

 Também animam os investidores na Ásia a possibilidade de os principais bancos centrais mundiais adotarem novas medidas para estimular o crescimento.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,9% e encerrou a sessão aos 2.347,18 pontos, enquanto o índice Shenzhen Composto avançou 1,5%, para 979,19 pontos. Após dois pregões seguidos de perdas, as incorporadoras conseguiram se recuperar, com altas registradas pela China Vanke (+2,4%), Poly Real Estate (+0,9%) e Gemdale (+0,6%).

Na semana passada, Pequim anunciou medidas numa tentativa de esfriar o mercado imobiliário chinês.

O índice Hang Seng, de Hong Kong teve alta de 0,96%, aos 22.777,84 pontos, sustentada pelo Standard Chartered, que avançou 1,9% após anunciar lucro recorde pelo décimo ano consecutivo.

As ações na Bolsa de Taipé também terminaram em terreno positivo, com o índice Taiwan Weighted subindo 0,2%, para 7.950,30 pontos.


A HTC, por outro lado, registrou forte queda de 6,4%, com analistas prevendo que o orçamento de marketing da empresa para o lançamento de um novo smartphone reduzirá suas margens de lucro. Entre os pesos pesados, a Hon Hai ganhou 0,6%, enquanto a TSMC fechou estável.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi também foi influenciado por Wall Street e terminou a sessão com ganho de 0,2%, aos 2.020,74 pontos, com os investidores comprando ações de tecnologia e de construção naval de forma agressiva. Já o declínio de papéis de montadoras não permitiu que o índice subisse ainda mais.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, terminou com alta de 0,8% no índice S&P/ASX 200, aos 5.116,80 pontos, o maior nível desde setembro de 2008, após os últimos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do país virem em linha com as expectativas. A economia australiana cresceu 0,6% no quarto trimestre ante os três meses anteriores.

O índice PSEi, da Bolsa de Manila, avançou 1,8%, para 6.835,21 pontos, atingindo mais um nível recorde de fechamento. No ano, o índice já acumula ganhos de 17,6%, um dos melhores desempenhos na Ásia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Eleição no Reino Unido não muda cenário para ativos e risco de crise é "muito alto", diz Gavekal

Americanas (AMER3): posição em aluguel na bolsa dobra no ano e representa mais de 30% do free float

Após eleições, Goldman Sachs eleva previsão de crescimento do Reino Unido

Ibovespa fecha em leve alta com payroll nos EUA; dólar cai a R$ 5,46

Mais na Exame