Mercados

Dólar opera estável com menor apetite por risco

Há menos apetite por risco no exterior, com a diminuição da previsão do crescimento chinês e ameaça de recessão na Europa

Notas de dólar (Getty Images)

Notas de dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 09h33.

São Paulo - O dólar operava em torno da estabilidade nos primeiros negócios após a abertura da sessão desta segunda-feira, diante de um menor apetite por risco no exterior, após a China diminuir a sua previsão de crescimento para 2012 e dados da zona do euro mostrarem que a região pode não conseguir evitar uma recessão.

Às 9h18 (horário de Brasília), o dólar era negociado a 1,7326 real para venda, estável em relação ao fechamento de sexta-feira, quando a cotação avançou 1,20 por cento. A forte valorização da moeda na sexta-feira aconteceu um dia após o governo anunciar duas medidas para frear a alta da moeda brasileira, além de o Banco Central seguir atuando no mercado de câmbio por meio de leilões de compra de dólares.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar tinha variação positiva de 0,09 por cento, enquanto o euro operava próximo à estabilidade. No mercado acionário, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuava 0,65 por cento.

Mais de Mercados

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Mais na Exame