Mercados

Declaração do Fed e balanços impulsionam Wall Street

Resultados empresariais fortes e a dados sólidos sobre a economia norte-americana também animam as bolsas

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 12h56.

Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam em alta nesta quinta-feira, com a prorrogação dos estímulos monetários pelo Federal Reserve juntando-se a resultados empresariais fortes e a dados sólidos sobre a economia norte-americana. O Fed disse na quarta-feira que manterá os juros dos EUA perto de zero ao menos até o fim de 2014.

Isso impulsionava as ações e as commodities a nível global, com os investidores apostando que mais capital será transferido para ativos de risco. O volume de novas encomendas industriais nos EUA subiu mais que o previsto em dezembro, enquanto as tendências gerais continuaram a apontar melhora no mercado de trabalho, mesmo com alta dos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada.

Os resultados trimestrais da Caterpillar superaram em muito as expectativas de Wall Street. A companhia relatou demanda maior por máquinas de construção e equipamentos de mineração. Suas ações avançavam 3 por cento, para 112,27 dólares. A 3M, conglomerado com operações em várias áreas da economia, também anunciou resultados trimestrais acima do previsto, com a demanda dos mercados industrial e de transporte ofuscando as vendas fracas para fabricantes de eletrônicos.

As ações da 3M subiam 1 por cento, a 87,38 dólares. A AT&T, porém, registrou um enorme prejuízo trimestral, de 6,7 bilhões de dólares, com a multa paga pela falida fusão com a T-Mobile USA e uma acusação relacionada a aposentadoria somando-se aos dispendiosos subsídios para smartphones. As ações caíam 1 por cento, para 29,90 dólares.

Às 13h23 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, subia 0,45 por cento, para 12.812 pontos. O índice Standard & Poor's 500 avançava 0,12 por cento, a 1.327 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq ganhava 0,31 por cento, para 2.827 pontos.

Mais de Mercados

Banco Central anuncia leilão de linha com compromisso de recompra de até US$ 4 bilhões

CEO da Exxon defende que Trump mantenha EUA no Acordo de Paris

Ibovespa fechou em leve queda com incertezas fiscais e ata do Copom

SoftBank volta a registrar lucro trimestral de US$ 7,7 bilhões com recuperação de investimentos