CVM suspende veiculação de investimentos pela Cahen
Decisão optou pela suspensão imediata da veiculação de qualquer oferta de investimento em fundos ou em outros valores mobiliários
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2012 às 11h12.
Rio de Janeiro - A Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) decidiu pela suspensão imediata da veiculação de qualquer oferta de investimento em fundos ou em outros valores mobiliários pela Cahen Investimentos e por Carlos Henrique de Oliveira Santana, sob alegação de que não se encontram registrados como administradores de carteiras.
Santana e a Cahen utilizavam um site na Internet para oferecer publicamente a aplicação em fundos ou outros veículos de investimentos, mas "não se encontram registrados na CVM, na qualidade de administradores de carteiras de valores mobiliários, nem integram o sistema de distribuição de valores mobiliários", disse a autarquia em comunicado nesta sexta-feira.
"A deliberação tem o objetivo de suspender essa atuação e alertar ao mercado quanto à oferta irregular", segundo a nota.
Foi definido ainda que Santana e a Cahen não estão autorizados a exercer "quaisquer atividades no mercado de valores mobiliários", não podendo ofertar publicamente, constituir ou administrar fundos de investimentos.
O descumprimento da determinação acarretará em multa de 5 mil reais por dia.
A CVM acrescentou ainda não ter "o poder de determinar o ressarcimento de eventuais prejuízos de pessoas que aderiram à oferta irregular em questão, uma vez que sua atuação ocorre no âmbito administrativo".