Exame Logo

CVM estuda melhoras no mercado de fundos imobiliários

Segundo presidente da CVM, entidade iniciou um estudo para melhorar a regulamentação do mercado secundário de fundos imobiliários

Imóveis em São Paulo: estudo terá foco nas questões de governança corporativa (Germano Lüders/EXAME)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 12h07.

 São Paulo - A Comissão de Valores Mobiliários (<a href="https://exame.com/noticias-sobre/cvm" target="_blank"><strong>CVM</strong></a>) iniciou um estudo para melhorar a regulamentação do mercado secundário de fundos imobiliários (negociação em bolsa das cotas do fundo), segundo disse hoje o presidente da entidade, Leonardo Gomes Pereira, durante o sétimo Congresso Anbima de Fundos, realizado em São Paulo.</p> 

De acordo com Pereira, o estudo está sendo conduzido pela diretora da CVM Luciana Pires Dias, e terá foco nas questões de governança corporativa. “Queremos elaborar melhores normativas para dar mais consistência ao mercado secundário de fundos imobiliários.”

O executivo lembrou que o segmento de fundos imobiliários teve um forte crescimento de 1.200% em seu patrimônio líquido desde 2008, tendo como consequência o avanço do mercado secundário de cotas desses fundos.

Veja também

O segmento de fundos imobiliários é, de acordo com Pereira, prioridade da CVM, dado o aumento da procura dos investidores por esse tipo de aplicação, como forma de diversificação de seus investimentos.

Na pauta

Além da atenção aos fundos imobiliários, Pereira disse também que a CVM prepara um estudo para desenvolver o ambiente regulatório do mercado de debêntures de infraestrutura.

A autarquia vai olhar também atentamente o aumento da participação de títulos de crédito privado na carteira dos fundos. “Esses papéis vão aumentar significativamente nas carteiras dos fundos, que precisarão de expertise para comprar os títulos.”

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasCVMFundos de investimentoFundos-imobiliariosRegulamentação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame