CSN pede registro para IPO que pode ser o maior do ano
Parte do dinheiro arrecadado em oferta de ações irá para acionistas e outra para o caixa da companhia, que pretende reduzir o nível de endividamento
Guilherme Guilherme
Publicado em 19 de outubro de 2020 às 19h13.
Última atualização em 19 de outubro de 2020 às 19h53.
A CSN anunciou nesta segunda-feira que apresentou pedido para o que provavelmente deve ser uma das maiores ofertas de ações do ano, envolvendo suas operações de produção de minério de ferro.
A companhia afirmou que o IPO daCSNMineração terá ofertas primária, quando o dinheiro levantado vai para o caixa da empresa, e secundária, papéis detidos por atuais acionistas.A CSN informou em fato relevante que ainda avalia se participará da operação como acionista vendedora.
A oferta será coordenada pelo Bank of America, XP, Bradesco BBI, BTG Pactual (do grupo controlador desta Exame), UBS BB, Caixa, Citi, Banco Fibra e Safra, sendo o Morgan Stanley o coordenador líder.
O anúncio ocorreu poucos dias após a CSN anunciar uma meta de alavancagem menor ao final de 2021, de 2,5 vezes, do que a informada em julho, sem citar detalhes sobre como pretenderá acelerar a redução no endividamento.
O pedido de IPO envolve listagem da CSN Mineração, uma das maiores produtoras de minério de ferro de alta qualidade do Brasil, no nível 2 da B3.