Comgás: ações devem subir com retorno das vendas aos níveis pré-crise, diz BB
Nova tabela de preços permitirá a melhoria da competitividade frente aos outros combustíveis, projeta analista
Da Redação
Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 15h34.
São Paulo – As ações da Comgás (CGAS5) ganharam uma nova avaliação por parte do BB Investimentos. O analista Nelson Rodrigues de Matos acredita que o desempenho das vendas da companhia será beneficiado pelo atual momento econômico do Brasil. “ Estimamos que, ao longo de 2011, as vendas da Comgás voltarão ao patamar observado em 2008, antes da crise econômica mundial”, avalia.
O preço-alvo para dezembro de 2011 foi atualizado para 60 reais, um potencial de valorização de 38%. A recomendação é de compra. Matos afirma ainda que o longo prazo é extremamente positivo para a Comgás, tendo em vista a proximidade entre as reservas da Bacia de Santos e a sua área de concessão, que abrange 27% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, 8,2 milhões de residências, 10 milhões de veículos e uma população de 29,6 milhões de habitantes.
Além disso, em dezembro de 2010, uma nova atualização tarifária foi estabelecida. O objetivo foi repassar a queda do custo médio ponderado do gás, decorrente de variações cambiais e da indexação aos preços de óleo combustíveis e, ainda, da aquisição do produto em leilões a preços inferiores aos estabelecidos nos contratados de entrega firme, conforme lembra o relatório.
“Acreditamos que essa nova tabela de preços permitirá a manutenção do processo de melhoria da competitividade do gás frente aos outros combustíveis substitutos não só por conta das reduções significativas nos segmentos comercial, industrial, veicular e GNC (gás natural comprimido), mas também pelo aumento dos preços do principal concorrente, o óleo combustível”, prevê Matos.
Nos últimos 12 meses, as ações preferenciais classe A da Comgás registram ganhos de 38,9%, enquanto o Ibovespa transita perto da estabilidade, com leve alta de 0,2%.