Exame Logo

Euro cai ante dólar e aversão a risco ajuda franco suíço

LONDRES - O euro tinha leve queda frente ao dólar nesta quinta-feira, pressionado por preocupações sobre o setor bancário e a dívida da zona do euro, enquanto o franco suíço subia à medida que o nervosismo com as tensões no Oriente Médio impulsionavam investimentos considerados mais seguros. A agência de classificação de risco Moody's colocou […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 10h48.

LONDRES - O euro tinha leve queda frente ao dólar nesta quinta-feira, pressionado por preocupações sobre o setor bancário e a dívida da zona do euro, enquanto o franco suíço subia à medida que o nervosismo com as tensões no Oriente Médio impulsionavam investimentos considerados mais seguros.

A agência de classificação de risco Moody's colocou a nota do banco alemão Commerzbank em revisão para possível rebaixamento. Mais cedo, operações de compra por reservas soberanas deram suporte ao euro.

Veja também

Novas tensões entre Israel e Irã preocupavam os mercados, já assustados pela propagação de protestos antigoverno no Oriente Médio. O ministro do Exterior de Israel disse na quarta-feira que dois navios de guerra iranianos planejavam passar pelo Canal de Suez, mas o Irã disse nesta quinta-feira que cancelou os planos de usar essa via marítima.

As preocupações fizeram o franco suíço voltar a ser cotado abaixo de 1,30 por euro, com investidores buscando refúgio, embora analistas tenham dito que a alta dos mercados de ações sugere limitação na aversão a risco.

Às 10h09 (horário de Brasília), o euro caía 0,15 por cento, a 1,3551 dólar. Ante o franco suíço, o euro caía 0,33 por cento, a 1,2973 franco.

O dólar subia 0,1 por cento em relação a uma cesta de moedas <.DXY>. Analistas disseram que o dólar enfrenta dificuldades após a ata do Federal Reserve ter sugerido que as autoridades não têm pressa para mudar a política de juros baixos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame