Cade aprova compra pela Light de 49% das ações da Axxiom detidas pela Cemig
A Axxiom é uma joint venture formada pela Light e Cemig, que atua no fornecimento de softwares sob encomenda com soluções para empresas do setor energético brasileiro
Estadão Conteúdo
Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 11h37.
Última atualização em 25 de janeiro de 2023 às 11h38.
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade ) aprovou sem restrições a compra, pela Light (LIGT3), de 49% do capital social da Axxiom, atualmente detidas pela Cemig. O despacho pela aprovação está publicado na edição desta quarta-feira, 25, do Diário Oficial da União.
A operação foi anunciada no dia 22 de dezembro de 2022. A Axxiom é uma joint venture formada pela Light e Cemig, que atua no fornecimento de softwares sob encomenda com soluções para empresas do setor energético brasileiro. A Axxiom também possui experiência no desenvolvimento de projetos de P&D.
Atualmente, a Light detém 51% do capital social da Axxiom e, com a operação, consolidará o controle na empresa, detendo 100% do capital social. O parece do Cade não informa o valor da transação por ser de acesso restrito. Mas, quando anunciou a compra, a Light informou que o valor seria simbólico, de R$ 1 00.
"Como justificativa para a realização da Operação, as Requerentes explicaram que, para o Grupo Light, a Operação representa uma oportunidade para que a Light consolide seu controle na Axxiom, de forma a permitir maior alavancagem operacional do negócio da Empresa-Alvo. Já para a Cemig, a Operação representa uma oportunidade de negócio que está alinhada com o planejamento estratégico da empresa", diz o parecer do Cade.