Mercados

Brent recua abaixo de US$108 antes de negociação com Irã

Grupo de diversos países terá reunião com representantes do Irã em Genebra, na Suíça, entre 20 e 22 de novembro


	Plataforma de petróleo: sanções contra o programa nuclear iraniano retiraram 1 milhão de barris de petróleo por dia do mercado global
 (Getty Images)

Plataforma de petróleo: sanções contra o programa nuclear iraniano retiraram 1 milhão de barris de petróleo por dia do mercado global (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 09h04.

Londres - O petróleo Brent recuou abaixo de 108 dólares por barril nesta segunda-feira, após uma semana de fortes ganhos e antes de uma reunião entre Irã e potências ocidentais que pode levar a um aumento das exportações de petróleo iraniano.

Um grupo de diversos países terá reunião com representantes do Irã em Genebra, na Suíça, entre 20 e 22 de novembro, para uma nova rodada de negociações sobre o controverso programa nuclear liderado por Teerã. O Ocidente diz que o programa tem a intenção de produzir uma bomba atômica, mas o governo do Irã afirma que a iniciativa é pacífica.

Sanções contra o programa nuclear iraniano retiraram 1 milhão de barris de petróleo por dia do mercado global, e qualquer acordo que permita pelo menos parte deste volume voltar a ser vendido pode pressionar um mercado que já está bem abastecido.

O janeiro do Brent recuava 0,64 dólar às 9h42 (horário de Brasília), a 107,86 dólares por barril, enquanto o dezembro do petróleo norte-americano caía 0,46 dólar, a 93,38 dólares por barril.

O Brent subiu 3,2 por cento na semana passada, maior ganho em mais de quatro meses.

"Uma atenção muito grande está sendo dada às negociações com o Irã", disse Andrey Kryuchenkov, estrategista de petróleo e commodities do VTB Capital. "Nós já temos uma grande oferta." "Depois dos ganhos da última semana, o mercado está um pouco sobrecomprado, então estamos vendo uma pequena realização de lucros", disse.

Por outro lado, tensões na Líbia ajudam a evitar uma queda maior nos preços. Sequestradores libertaram o vice-diretor de inteligência da Líbia, um dia após ele ser capturado no aeroporto internacional de Tripoli, disse um membro da comissão parlamentar de segurança nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaIrã - PaísPetróleoPreços

Mais de Mercados

Empresa japonesa é hackeada e perde R$ 1,5 bilhão em bitcoin

Alívio rápido para varejistas: entenda por que imposto de 20% sobre importados foi bem recebido

Inflação se mantém estável em abril nos EUA: será o suficiente para o Fed?

Minoritários da Petrobras pedem assembleia para eleição do presidente do Conselho

Mais na Exame