Exame Logo

Bovespa fecha em baixa de 0,47% à mercê do exterior

Por Sueli Campo São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a semana novamente à mercê do fluxo internacional. Hoje, o que fez preço foram incertezas relacionadas à Europa. O maior medo é de que Portugal e Espanha sejam a bola da vez, mesmo depois de o FMI e a União […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 17h36.

Por Sueli Campo

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a semana novamente à mercê do fluxo internacional. Hoje, o que fez preço foram incertezas relacionadas à Europa. O maior medo é de que Portugal e Espanha sejam a bola da vez, mesmo depois de o FMI e a União Europeia terem socorrido a Irlanda com 85 bilhões de euros. Essa desconfiança na solvência dos dois países ibéricos manteve as Bolsas norte-americanas e a Bovespa igualmente pressionadas.

Veja também

Na Europa, as principais praças financeiras registraram perdas superiores a 2%. Na Bolsa brasileira, o índice Bovespa encerrou em baixa de 0,47%, aos 67.908,18 pontos, em sintonia estreita com Nova York, onde o índice Dow Jones havia reduzido a baixa a apenas 0,18 às 18h20, com ajuda das ações dos setores de energia e financeiro.

A arrancada do petróleo em Nova York contribuiu para que as vendas de ações diminuíssem. O contrato de petróleo com vencimento para janeiro de 2011 subiu 2,35%, a US$ 85,73. Diante disso, as ações de Petrobras, que estão muito depreciadas em relação ao Ibovespa, tiveram energia para fechar no azul, após oscilar bastante no pregão. Petrobras PN subiu 0,41% e a ON registrou valorização de 0,99%, reduzindo a pressão sobre o Ibovespa, que durante a tarde chegou a acelerar a queda para 1,65%, ameaçando perder também a marca dos 67 mil pontos.

Os papéis da Vale também buscaram o caminho da recuperação, ainda que moderada, na reta final dos negócios. A ON teve alta de 0,22% e a PNA fechou com variação negativa de 0,04%.

Hoje foi mais um dia de volume financeiro tímido. Foram negociados na Bovespa R$ 5,187 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame