Exame Logo

Bovespa começa semana com alta de 1,28%

Índice acelerou os ganhos no final da jornada, ao acompanhar o desempenho de Wall Street

Bovespa: giro financeiro do pregão desta segunda totalizou 4,9 bilhões de reais (Paulo Whitaker/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 18h36.

São Paulo - A bolsa brasileira abriu a semana em alta, acelerando os ganhos no final da jornada, ao acompanhar o desempenho de Wall Street, com as ações de varejo em destaque na cena doméstica e expectativa de nova pesquisa eleitoral.

O avanço das ações de Petrobras, que terminaram na máxima do dia, também ajudou o Ibovespa a fechar no azul.

Veja também

Após o fechamento, fonte do governo disse à Reuters que a estatal não deverá atingir sua meta de elevar a produção de petróleo no Brasil em 2014 em 7,5 por cento.

O Ibovespa encerrou com alta de 1,28 por cento, a 56.616 pontos. O giro financeiro do pregão totalizou 4,9 bilhões de reais.

"O mercado no Brasil continua em ritmo de espera pela eleição, no aguardo das próximas pesquisas eleitorais para definir uma direção de curto prazo", disse o gestor de uma asset no Rio de Janeiro, que pediu para não ser identificado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a TV Globo contratou pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, que tem divulgação prevista a partir do dia 7, quinta-feira.

Em Nova York, os pregões tiveram uma sessão volátil, mas fecharam em alta, com a aceleração dos ganhos no fim da sessão, repercutindo resultados corporativos. O S&P 500 terminou com alta de 0,72 por cento.

Na cena corporativa doméstica, o setor de varejo liderou os ganhos do Ibovespa, com destaque para a Lojas Renner, com alta superior a 3 por cento. No fim de semana, a coluna Radar da revista Veja afirmou que a varejista estaria "conversando" com a Marisa Lojas -- que não faz parte do índice e disparou, fechando com elevação de 9,08 por cento, a 16,21 reais. A Renner negou qualquer conversa, enquanto a Marisa disse desconhecer "qualquer fato" que justificasse a alta das ações.

A Cia Hering, também do setor varejista, liderou as altas do Ibovespa por toda a sessão.

Em nota enviada a clientes, a mesa do Credit Suisse recomendou compra de curto prazo da Cia Hering, citando que "dado o nível atual do papel, aliado ao crescente interesse, talvez faça sentido fazer a aposta de curto prazo".

A Cosan também foi destaque no noticiário, após um incêndio em de seus armazéns de açúcar no porto de Santos ter destruído 15 mil toneladas do adoçante.

A avaliação de analistas de que o prejuízo para a exportação de açúcar não deve ser muito grande limitaram o efeito nas ações, que fecharam em alta de 1,13 por cento, a 37,46 reais.

Com alta de 2,14 por cento, as ações da BM&FBovespa também foram destaque no dia.

O balanço das operações de julho mostrou que o volume total transacionado na bolsa paulista somou 126,4 bilhões de reais no segmento Bovespa, decorrente de 14.461.982 de negócios, contra 115,57 bilhões de reais e 12.785.394 de negócios em junho.

Da temporada de balanços, a CSN divulgou lucro líquido de 19 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 96 por cento ante mesmo período de 2013, abaixo do esperado, mas o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado somou 1,3 bilhão de reais, um pouco acima das expectativas.

A administradora de shoppings centers BR Malls divulga balanço ainda nesta segunda-feira e deve apresentar queda de 23,8 por cento no lucro líquido ajustado entre abril e junho, na comparação com o mesmo período de 2013, para 93,5 milhões de reais, conforme a média das projeções de analistas consultados pela Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame